A organização curricular por situação de estudo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11353Palavras-chave:
Situação de EstudoResumo
Instiga-nos compreender quais critérios são adotados por professores/pesquisadores na elaboração e desenvolvimento de uma proposta curricular por Situação de Estudo (SE). Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, mediante uma entrevista não-estruturada com o idealizador da SE. A entrevista, gravada em áudio, transcrita e analisada por meio da Análise Textual Discursiva, orientou-se pela seguinte questão norteadora: Como surgiu a proposta de SE? Com a experiência que você tem e teve nessa caminhada de estudos e pesquisas com a SE, quais são os principais critérios considerados na sua elaboração e desenvolvimento? Muito mais do que critérios de escolha de temas e conceitos, percebeu-se que há condições favoráveis que mediaram essas escolhas e que podem ou não influenciar o seu melhor êxito. Igualmente, as condições contextuais e normativas que permearam a origem dessa proposta de SE, que coincide com o lançamento dos PCNs, também evidenciam o quão difícil é organizar, de forma contextualizada, o currículo de Ciências nas etapas finais da Educação Básica, e desenvolver, na prática, um ensino com características efetivamente interdisciplinares.
Referências
ABREU, Rozana Gomes; LOPES, Alice Casimiro. A interdisciplinaridade e o ensino de química: uma leitura a partir das políticas de currículo. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otávio Aloisio (org.). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. p. 77-99.
ARAÚJO, Maria Cristina Pansera-de-; AUTH, Milton Antônio; MALDANER, Otavio Aloisio. Identificação das características de inovação curricular em ciências naturais e suas tecnologias através de situações de estudo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005. Bauru, SP: Abrapec, 2005. p. 1-12.
ARAÚJO, Maria Cristina Pansera-de-; AUTH, Milton Antônio; MALDANER, Otavio Aloisio. Situações de Estudo como forma de inovação curricular em Ciências naturais. In: GALIAZZI, Maria do Carmo et al. (org.). Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. p. 408.
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BEDIN, Everton; DEL PINO, José Claudio. Situação de estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das rodas de conversa. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 69, p. 293-309, maio/jun. 2018.
BINSFELD, Silvia Cristina. Processo de reconstrução curricular em uma escola de Ensino Médio numa perspectiva interdisciplinar. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, 2008.
BOFF, Eva Teresinha de Oliveira; ROSIN, Catiusa Kuchak; DEL PINO, José Claudio. Situação de estudo: aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático. Revista Contexto & Educação, Editora Unijuí, v. 27, n. 87, p. 166-185, jan./jun. 2012.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 136 p.
CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Indagações sobre currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf Acesso em: 14 mar. 2020.
CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal?. Tradução Raul Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1993.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. p. 17-28.
GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Análise textual discursiva. Ijuí, RS, Brasil: Editora Unijuí. 2014.
GEHLEN, Simoni Tormöhlen. A função do problema no processo ensino-aprendizagem de ciências: contribuições de Freire e Vygotsky. 2009. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2009.
GONZÁLES ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo – educandos e educadores: seus direitos e o currículo. BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (org.). Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2007. 52 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag2.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. Afonso. Pesquisa em educação abordagens qualitativas. 5. ed. São Paulo: EPU, 1986. 975 p.
MALDANER, Otavio Aloisio; COSTA-BEBER, Laís Basso; MACHADO, Aniara Ribeiro. Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 85-111, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698/28869
MALDANER, Otavio Aloisio. Situações de estudo no ensino médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, Roberto (org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 239-254.
MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso. SE: uma organização curricular que extrapola a formação disciplinar em ciências. Espaços da Escola, Ijuí-RS, v. 1, n. 41, p. 45-60, jul./set. 2001.
MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso. Situação de estudo: uma organização curricular que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In: MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (org.). Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso; AUTH, Milton Antônio. Pesquisa sobre educação em ciências e formação de professores. In: SANTOS, Flávia Maria Teixeira; GRECA, Ileana Maria. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. p. 49-88.
MARTINS, Tailur Mousquer. A ficção científica na escola: perspectivas para o ensino das ciências. 110 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, 2018.
RITTER, Jaqueline; MALDANER, Otavio Aloisio (org.). Situações de estudo em práticas pedagógicas diversificadas. Ijuí: Editora Unijuí, 2020. 232 p. (Coleção Educação nas Ciências).
SACRISTÁN, José Gimemo. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.
SANGIOGO, Fábio André; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel; HUNSCHE, Sandra; MALDANER, Otavio Aloisio. Pressupostos epistemológicos que balizam a situação de estudo: algumas implicações ao processo de ensino e à formação docente. Ciência e Educação, v. 19, n.1, p. 35-54, 2013.
SANTOS, Renata de Souza. A situação de estudo no processo de reorganização do ensino de Ciências Naturais no nível médio: implicações na elaboração conceitual de conteúdos escolares e no desenvolvimento profissional do professor. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, 2016.
SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco. O professor de ciências: problemas e tendências de sua formação. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro (org.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas, SP: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda., 2000. p. 12-41.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cadernos Cedes, ano XX, n. 50, p. 26-40, abr./2000.
SOUZA, Flávia Burdzinski; MALDANER, Otavio Aloisio. A significação conceitual no início da escolarização das crianças. SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul, ANPED SUL, 2012.
STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Ediciones Morata, S. L. 2. ed. 1993.
VASCONCELOS, Andréia Rosa de Avila de. A formação de professores mediada pelo grupo de pesquisa GEQPC: a inserção de novos processos, sujeitos e artefatos. Trabalho de Conclusão de Curso. 2017. 73 f. (Licenciatura em Química) –Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
VIANNA, Jaqueline. Formação de professores na graduação articulada à produção de currículo de ensino de Química: contribuições da situação de estudo. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, 2013.
VIEIRA, Lorena Brito Góes; FERNANDES, Geraldo Wellington Rocha; MALDANER, Otavio Aloisio; MASSENA, Elisa Prestes. Situação de estudo: o que vem sendo publicado em eventos e periódicos da área de ensino de ciências? Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 20, e2914, 2018.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 3. ed. Tradução Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2005.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Texto integral traduzido do russo Pensamento e Linguagem, por Paulo Bezerra, USP, SP).
ZANON, Lenir Basso. Interações de licenciadas, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: módulos triádicos na licenciatura de química. 282 p. Tese (Doutorado em Educação em Química) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba/SP, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).