The curricular organization by study situation
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11353Keywords:
Situação de EstudoAbstract
It encourages us to understand which criteria are adopted by teachers/researchers in the elaboration and development of a curricular proposal by Study Situation (SE). For this, a qualitative research was carried out, through an unstructured interview with the creator of the SE. The interview recorded in audio, transcribed, and analyzed through The Discursive Textual Analysis, was guided by the following guiding question: how did the se proposal arise? With the experience you have and have had in this study and research journey with the SE, what are the main criteria considered in its elaboration and development? Much more than criteria for choosing themes and concepts, it was perceived that there are favorable conditions that mediated these choices and that may or may not influence their best success. Likewise, the contextual and normative conditions that permeated the origin of this se proposal, which coincides with the launch of PCNs, also show how difficult it is to organize the Science curriculum in the final stages of Basic Education in a contextualized way and in practice a teaching with effectively interdisciplinary characteristics.
References
ABREU, Rozana Gomes; LOPES, Alice Casimiro. A interdisciplinaridade e o ensino de química: uma leitura a partir das políticas de currículo. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otávio Aloisio (org.). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. p. 77-99.
ARAÚJO, Maria Cristina Pansera-de-; AUTH, Milton Antônio; MALDANER, Otavio Aloisio. Identificação das características de inovação curricular em ciências naturais e suas tecnologias através de situações de estudo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005. Bauru, SP: Abrapec, 2005. p. 1-12.
ARAÚJO, Maria Cristina Pansera-de-; AUTH, Milton Antônio; MALDANER, Otavio Aloisio. Situações de Estudo como forma de inovação curricular em Ciências naturais. In: GALIAZZI, Maria do Carmo et al. (org.). Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. p. 408.
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BEDIN, Everton; DEL PINO, José Claudio. Situação de estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das rodas de conversa. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 69, p. 293-309, maio/jun. 2018.
BINSFELD, Silvia Cristina. Processo de reconstrução curricular em uma escola de Ensino Médio numa perspectiva interdisciplinar. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, 2008.
BOFF, Eva Teresinha de Oliveira; ROSIN, Catiusa Kuchak; DEL PINO, José Claudio. Situação de estudo: aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático. Revista Contexto & Educação, Editora Unijuí, v. 27, n. 87, p. 166-185, jan./jun. 2012.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 136 p.
CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Indagações sobre currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf Acesso em: 14 mar. 2020.
CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal?. Tradução Raul Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1993.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. p. 17-28.
GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Análise textual discursiva. Ijuí, RS, Brasil: Editora Unijuí. 2014.
GEHLEN, Simoni Tormöhlen. A função do problema no processo ensino-aprendizagem de ciências: contribuições de Freire e Vygotsky. 2009. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2009.
GONZÁLES ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo – educandos e educadores: seus direitos e o currículo. BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (org.). Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2007. 52 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag2.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. Afonso. Pesquisa em educação abordagens qualitativas. 5. ed. São Paulo: EPU, 1986. 975 p.
MALDANER, Otavio Aloisio; COSTA-BEBER, Laís Basso; MACHADO, Aniara Ribeiro. Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 85-111, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698/28869
MALDANER, Otavio Aloisio. Situações de estudo no ensino médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, Roberto (org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 239-254.
MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso. SE: uma organização curricular que extrapola a formação disciplinar em ciências. Espaços da Escola, Ijuí-RS, v. 1, n. 41, p. 45-60, jul./set. 2001.
MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso. Situação de estudo: uma organização curricular que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In: MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (org.). Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso; AUTH, Milton Antônio. Pesquisa sobre educação em ciências e formação de professores. In: SANTOS, Flávia Maria Teixeira; GRECA, Ileana Maria. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. p. 49-88.
MARTINS, Tailur Mousquer. A ficção científica na escola: perspectivas para o ensino das ciências. 110 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, 2018.
RITTER, Jaqueline; MALDANER, Otavio Aloisio (org.). Situações de estudo em práticas pedagógicas diversificadas. Ijuí: Editora Unijuí, 2020. 232 p. (Coleção Educação nas Ciências).
SACRISTÁN, José Gimemo. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.
SANGIOGO, Fábio André; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel; HUNSCHE, Sandra; MALDANER, Otavio Aloisio. Pressupostos epistemológicos que balizam a situação de estudo: algumas implicações ao processo de ensino e à formação docente. Ciência e Educação, v. 19, n.1, p. 35-54, 2013.
SANTOS, Renata de Souza. A situação de estudo no processo de reorganização do ensino de Ciências Naturais no nível médio: implicações na elaboração conceitual de conteúdos escolares e no desenvolvimento profissional do professor. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, 2016.
SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco. O professor de ciências: problemas e tendências de sua formação. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro (org.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas, SP: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda., 2000. p. 12-41.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cadernos Cedes, ano XX, n. 50, p. 26-40, abr./2000.
SOUZA, Flávia Burdzinski; MALDANER, Otavio Aloisio. A significação conceitual no início da escolarização das crianças. SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul, ANPED SUL, 2012.
STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Ediciones Morata, S. L. 2. ed. 1993.
VASCONCELOS, Andréia Rosa de Avila de. A formação de professores mediada pelo grupo de pesquisa GEQPC: a inserção de novos processos, sujeitos e artefatos. Trabalho de Conclusão de Curso. 2017. 73 f. (Licenciatura em Química) –Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
VIANNA, Jaqueline. Formação de professores na graduação articulada à produção de currículo de ensino de Química: contribuições da situação de estudo. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, 2013.
VIEIRA, Lorena Brito Góes; FERNANDES, Geraldo Wellington Rocha; MALDANER, Otavio Aloisio; MASSENA, Elisa Prestes. Situação de estudo: o que vem sendo publicado em eventos e periódicos da área de ensino de ciências? Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 20, e2914, 2018.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 3. ed. Tradução Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2005.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Texto integral traduzido do russo Pensamento e Linguagem, por Paulo Bezerra, USP, SP).
ZANON, Lenir Basso. Interações de licenciadas, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: módulos triádicos na licenciatura de química. 282 p. Tese (Doutorado em Educação em Química) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba/SP, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).