O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: VISÃO DOS EDUCANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

THE FUNCTION OF THE CURRICULAR INTERNSHIP FOR TEACHING TRAINING: PERSPECTIVE OF THE STUDENTS OF THE LICENTIATE IN RURAL EDUCATION DEGREE COURSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.11364

Palavras-chave:

Formação Inicial. Estágio. Prática Educativa. Educação a Distância.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a importância da realização do estágio curricular supervisionado II para discentes do Curso de Educação do Campo, ofertado na modalidade à distância, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir das experiências vivenciadas pelos estagiários nas escolas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos matriculados na disciplina de estágio, da primeira oferta do Curso que abrange os polos de apoio presencial de Agudo, Cerro Largo, Itaqui, Seberi e São Sepé. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Para seu desenvolvimento utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental, de campo e análises. Realizamos um questionário com a ferramenta Google Formulários, para descobrir o perfil dos alunos, o papel e a importância do estágio curricular para a formação docente e as dificuldades enfrentadas. As atividades do estágio possibilitam interação com diversas realidades escolares, momento no qual os estudantes são flexionados a realizar a intermediação entre os conhecimentos teóricos e práticos, buscando a partir desta vivência internalizar práticas que o constituem enquanto docente. Destacamos a importância dos estágios para os futuros docentes, no sentido da consolidação de práticas emancipatórias.

Biografia do Autor

Helena Maria Beling, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui Graduação em Geografia Licenciatura (2014) e Mestrado em Geografia (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) pela mesma instituição. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET) desde o ano de 2012. Tem experiência e atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando, principalmente, nos temas da Geografia Agrária e Educação do Campo.

Janete Webler Cancelier, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Especialização em Docência para o Ensino Superior em Geografia pela UNOCHAPECÓ (2005). Graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003), graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2007), Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, meio ambiente, agricultura familiar, geografia agrária e educação do campo.

Carmen Rejane Flores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Geografia Revalidação de Título no Exterior pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Geografia e Ciências do Território - Universidad de Córdoba - Espanha (2001). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, educação do campo, educação e agricultura. É Docente permanente e pesquisadora do Programa de Pos-Graduação em Geografia da UFSM, orienta no Curso de Mestrado e Doutorado, em temas relacionados a Agricultura Familiar Camponesa, Agricultura e estratégias de produção Sustentáveis, Agroecologia, Moviemntos Sociais e Educação do Campo.

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Beling, H. M., Cancelier, J. W., & Flores, C. R. (2021). O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: VISÃO DOS EDUCANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: THE FUNCTION OF THE CURRICULAR INTERNSHIP FOR TEACHING TRAINING: PERSPECTIVE OF THE STUDENTS OF THE LICENTIATE IN RURAL EDUCATION DEGREE COURSE. Revista Contexto & Educação, 36(115), 209–224. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.11364