O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: VISÃO DOS EDUCANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
THE FUNCTION OF THE CURRICULAR INTERNSHIP FOR TEACHING TRAINING: PERSPECTIVE OF THE STUDENTS OF THE LICENTIATE IN RURAL EDUCATION DEGREE COURSE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.11364Palavras-chave:
Formação Inicial. Estágio. Prática Educativa. Educação a Distância.Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a importância da realização do estágio curricular supervisionado II para discentes do Curso de Educação do Campo, ofertado na modalidade à distância, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir das experiências vivenciadas pelos estagiários nas escolas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos matriculados na disciplina de estágio, da primeira oferta do Curso que abrange os polos de apoio presencial de Agudo, Cerro Largo, Itaqui, Seberi e São Sepé. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Para seu desenvolvimento utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental, de campo e análises. Realizamos um questionário com a ferramenta Google Formulários, para descobrir o perfil dos alunos, o papel e a importância do estágio curricular para a formação docente e as dificuldades enfrentadas. As atividades do estágio possibilitam interação com diversas realidades escolares, momento no qual os estudantes são flexionados a realizar a intermediação entre os conhecimentos teóricos e práticos, buscando a partir desta vivência internalizar práticas que o constituem enquanto docente. Destacamos a importância dos estágios para os futuros docentes, no sentido da consolidação de práticas emancipatórias.
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