O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: VISÃO DOS EDUCANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
THE FUNCTION OF THE CURRICULAR INTERNSHIP FOR TEACHING TRAINING: PERSPECTIVE OF THE STUDENTS OF THE LICENTIATE IN RURAL EDUCATION DEGREE COURSE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.11364Palabras clave:
Formação Inicial. Estágio. Prática Educativa. Educação a Distância.Resumen
Este artigo objetiva refletir sobre a importância da realização do estágio curricular supervisionado II para discentes do Curso de Educação do Campo, ofertado na modalidade à distância, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir das experiências vivenciadas pelos estagiários nas escolas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos matriculados na disciplina de estágio, da primeira oferta do Curso que abrange os polos de apoio presencial de Agudo, Cerro Largo, Itaqui, Seberi e São Sepé. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Para seu desenvolvimento utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental, de campo e análises. Realizamos um questionário com a ferramenta Google Formulários, para descobrir o perfil dos alunos, o papel e a importância do estágio curricular para a formação docente e as dificuldades enfrentadas. As atividades do estágio possibilitam interação com diversas realidades escolares, momento no qual os estudantes são flexionados a realizar a intermediação entre os conhecimentos teóricos e práticos, buscando a partir desta vivência internalizar práticas que o constituem enquanto docente. Destacamos a importância dos estágios para os futuros docentes, no sentido da consolidação de práticas emancipatórias.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).