Práticas inovadoras no ensino fundamental: Um debate a partir de uma pesquisa de estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11372

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas; Inovação; Ensino Fundamental.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma discussão sobre práticas pedagógicas, estabelecendo uma distinção conceitual entre práticas pedagógicas tradicionais e inovadoras. O aporte teórico do estudo está constituído por pesquisadores como Pacheco (2019), Cunha (2012) e Santana (2019). Além disso, apresenta uma pesquisa de Estado do Conhecimento, visando a identificação de perspectivas e tendências de teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação do país acerca da temática de inovação pedagógica. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) com os descritores inovação pedagógica e práticas pedagógicas inovadoras, delimitando sua localização aos títulos das teses e dissertações publicadas entre 2008 e 2018. Os documentos encontrados passaram por uma leitura flutuante de seus resumos, e foram organizados em três etapas de análise, conforme Morosini e Nascimento (2015): bibliografia anotada, bibliografia sistematizada e bibliografia categorizada. A partir dessa busca, que totalizou 17 teses/dissertações, os resultados da pesquisa apontam para uma tendência de utilização de tecnologias digitais como característica de inovação pedagógica. Dentre as poucas pesquisas realizadas no Ensino Fundamental, a preocupação com a compreensão do conceito de inovação por parte dos professores se faz presente, apontando a trajetória formativa desses professores como fator de grande influência.

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Bittencourt, Z. A., & Scatolin, P. (2023). Práticas inovadoras no ensino fundamental: Um debate a partir de uma pesquisa de estado do conhecimento . Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e11372. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11372

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes