Práticas inovadoras no ensino fundamental: Um debate a partir de uma pesquisa de estado do conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11372

Palabras clave:

Práticas pedagógicas; Inovação; Ensino Fundamental.

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma discussão sobre práticas pedagógicas, estabelecendo uma distinção conceitual entre práticas pedagógicas tradicionais e inovadoras. O aporte teórico do estudo está constituído por pesquisadores como Pacheco (2019), Cunha (2012) e Santana (2019). Além disso, apresenta uma pesquisa de Estado do Conhecimento, visando a identificação de perspectivas e tendências de teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação do país acerca da temática de inovação pedagógica. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) com os descritores inovação pedagógica e práticas pedagógicas inovadoras, delimitando sua localização aos títulos das teses e dissertações publicadas entre 2008 e 2018. Os documentos encontrados passaram por uma leitura flutuante de seus resumos, e foram organizados em três etapas de análise, conforme Morosini e Nascimento (2015): bibliografia anotada, bibliografia sistematizada e bibliografia categorizada. A partir dessa busca, que totalizou 17 teses/dissertações, os resultados da pesquisa apontam para uma tendência de utilização de tecnologias digitais como característica de inovação pedagógica. Dentre as poucas pesquisas realizadas no Ensino Fundamental, a preocupação com a compreensão do conceito de inovação por parte dos professores se faz presente, apontando a trajetória formativa desses professores como fator de grande influência.

Citas

BEZERRA, Alaine Sinara Ribeiro. O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24257. Acesso em: 10 set. 2019.

BOEIRA, Jocelâine Minella. Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem: possibilidades de inovação. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2011. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/606. Acesso em: 10 set. 2019.

BORTOLATO, Márcia Melo. Inovação e práticas pedagógicas: o moodle no ensino presencial da Universidade Federal de Santa Catarina. 2016. 305 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175915. Acesso em: 10 set. 2019.

CARVALHO, Jailma Silva de Oliveira. O projeto de inovação pedagógica (PIP) e as práticas inovadoras dos professores da rede estadual do ensino médio no RN. 2016. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24436. Acesso em: 10 set. 2019.

CAVALCANTI, Erika Caroline de Oliveira. Inovação pedagógica para uma cultura escolar: o ciclo de alfabetização da rede municipal do Recife (1986 a 1988). 2013. 261 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12886. Acesso em: 10. sSet. 2019.

CHAGAS, Marcos Antonio Macedo das. Animação Cultural: uma inovação pedagógica na escola pública fluminense dos anos 1980. 2012. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5277. Acesso em: 10 set. 2019.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas: Papirus, 2012.

DANTAS, Olisangele Cristine Duarte Bonifácio. Em direção a uma didática inovadora e inclusiva: estudo de caso das práticas pedagógicas no projeto educar na diversidade. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4600. Acesso em: 10 set. 2019.

FARIA, Elisabeth Cristina de. Do ensino presencial ao ensino a distância: a inovação na prática pedagógica de professores de matemática. 2012. 151 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sã Paulo, 2012. Disponível em: https://leto.pucsp.br/bitstream/handle/10953/1/Elisabeth%20Cristina%20de%20Faria.pdf. Acesso em: 10 set. 2010

FREIRE, Paulo. A pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 25. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GOMES, Elaine Messias. Desenvolvimento de atividades pedagógicas para a educação infantil com a lousa digital interativa: uma inovação didática. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251369. Acesso em: 10 set. 2019.

HINCKEL, Nágila Cristina. Educação, inovação e empreendedorismo: implicações pedagógicas da orientação empreendedora educacional. 2016. 247 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176646. Acesso em: 10 set. 2019

KURYLAK, Edson Luís. A formação pessoal do educador pela via corporal: uma inovação pedagógica. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro Universitário La Salle, Canoas, 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11690/572>. Acesso em: 10 set. 2019.

LIMA, Sônia Maria Pereira de. Inovação pedagógica, práticas pedagógicas inovadoras e concepções docentes no macrocampo iniciação científica e pesquisa do PROEMI. 2017. 271 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24439. Acesso em: 10 set. 2019.

MARUXO, Harriet Bárbara. Webquest: inovação pedagógica na formação de professores de Enfermagem. 2015. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-16092015-161351/publico/HARRIET_BARBARA_MARUXO.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

MEDEIROS, Rosa Maria da Silva. O ensino de gramática e a formação docente: a inovação/conservação influenciando a prática pedagógica. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2008. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=124809. Acesso em: 10 set. 2019.

MELO, Fabíola Silva de. O uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: inovando pedagogicamente na sala de aula. 2015. 124 fp. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22533. Acesso em: 10 set. 2019.

MENGARELLI, Rodrigo Rosi. Inovação curricular universitária: o constante processo de constituição político-pedagógica da UFPR Litoral e os desafios na formação de seus atores. 2017. 169 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20729. Acesso em: 10 set. 2019.

MORÉS, Andréia. Inovação e cursos de Pedagogia EAD: os casos UCS e UFRGS. 2011. 251 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/39665. Acesso em: 10 set. 2019.

MOROSINI, Marilia Costa; FERNANDES, Cleoni Maris Barboza Fernandes. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito,. Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399. Acesso em: 17 set. 2019.

MOROSINI, Marilia Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do. Uma perspectiva metodológica da produção sobre Internacionalização da Educação Superior em programas de Pós-Graduação do Brasil. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – RIES – REDE GEU: A EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONTEXTOS EMERGENTES, 8., 2015,. Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre, 2015.

PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Petrópolis: Vozes, 2019.

PEREIRA, Thatiane Coutinho Melguinha. Democracia e inovação pedagógica na Educação Básica: uma análise à luz da Teoria Crítica da Sociedade. 2017. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20010. Acesso em: 10 set. 2019.

QUEIROZ, Elivânia Maria da Silva. Prática docente nos ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidades de inovação pedagógica. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011. Disponível em: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1038. Acesso em: 10 set. 2019.

RIBEIRO, Renata Aquino. Caminhos para práticas pedagógicas inovadoras de ensino e aprendizagem: uma análise a partir dos I e II Seminários Web Currículo. 2012. 173f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9697>. Acesso em: 10 set. 2019.

ROCHA, Helianane Oliveira. Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI no Maranhão: necessidades formativas de professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras em escolas públicas de São Luís. 2016. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22337. Acesso em: 10 set. 2019.

SABÓIA, Wilson Nóbrega. Educação física escolar – inovação em projetos e práticas pedagógicas de atividades de futsal: um estudo comparativo. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. 2016. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o_WILSON-N%C3%93BREGA-SAB%C3%93IA.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

SALAMI, Marcelo Cesar. A constituição da profissionalidade docente e a inovação pedagógica na educação básica. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4035. Acesso em: 10 set. 2019.

SANTANA, Thiago Pires. Prática pedagógica tradicional e inovadora. Revista Espaço Acadêmico, v. 19, n. 216, p. 55-62, maio/jun. 2019. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/46598. Acesso em: 03 abr. 2020.

SANTOS, Fábio Alexandre Araújo dos. As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativas: o caso do programa do ensino médio inovador no RN. 2013. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14452. Acesso em 10 set. 2019.

SGORLA, Kristian. Inovação tecnológica e práticas pedagógicas: a relação existente entre as tecnologias de informação e comunicação e o professor de língua inglesa da rede estadual de ensino do município de Foz do Iguaçu/PR. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2016. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/1024. Acesso em: 10 set. 2019.

SILVA, Débora Alfaro São Martinho da. As ideias pedagógicas e a inovação na primeira república brasileira: entre a tradução cultural e a gramática da escola. 2017. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9328/TeseDASMS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 set. 2019.

SILVA, Maria da Glória Silva. Assistência pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade?. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/95155/301630.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 10 set. 2019.

SILVA, Mauro Sérgio. No cotidiano da inovação e a inovação no cotidiano da prática pedagógica em educação física. 2008. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/4609/1/tese_2669_MAURO%20SERGIO%20DA%20SILVA.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

SOUZA, Lidiane Ribeiro da Silva de. Uma proposta didático-pedagógica para curso superior de teologia na modalidade EAD com práticas inovadoras. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, Centro Universitário Internacional, Curitiba, 2016. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/63/LIDIANE-RIBEIRO-DA-SILVA-DE-SOUZA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 set. 2019.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

VIDAL, Odaléa Feitosa. Práticas pedagógicas inovadoras: narrativas sobre integração das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino superior. 2015. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1647. Acesso em: 10 set. 2019.

YANAZE, Leandro Key Higuchi. Ambientes tecno-pedagógicos para o desenvolvimento de competências transversais para a inovação em engenharia. 2015. 162 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-13072016-145046/publico/LeandroKeyHiguchiYanaze15.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

Publicado

2023-06-07

Cómo citar

Bittencourt, Z. A., & Scatolin, P. (2023). Práticas inovadoras no ensino fundamental: Um debate a partir de uma pesquisa de estado do conhecimento . Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e11372. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11372

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes