Innovative practices in elementary school: a debate from a research of state of knowledge
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11372Keywords:
Práticas pedagógicas; Inovação; Ensino Fundamental.Abstract
The present study brings a discussion about pedagogical practices, establishing a conceptual distinction between traditional and innovative pedagogical practices. The theoretical contribution is constituted by researches as Pacheco (2019), Cunha (2012) and Santana (2019). In addition, the study also presents a research of the State of Knowledge aiming at identifying perspectives and trends of thesis and dissertations produced at the Post-graduation programs in the country about the pedagogical innovation thematic. The research was done at the Digital Library of Thesis and Dissertations (BDTD) with the descriptors: pedagogical innovation and innovative pedagogical practices, delimiting its results to the titles of thesis and dissertations published between 2008 and 2018. The documents found went through a fluctuating reading of the abstracts and organized in three steps of analysis, according to Morosini and Nascimento (2015): annotated bibliography, systematized bibliography and categorized bibliography. From the research, numbering 17 thesis/dissertations, the results showed a trend of using digital technologies as a characteristic of pedagogical innovation. From the little research carried out at the elementary school, there is the concern with the concept of innovation by teachers, pointing to the formative path of these teachers as a great influence.
References
BEZERRA, Alaine Sinara Ribeiro. O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24257. Acesso em: 10 set. 2019.
BOEIRA, Jocelâine Minella. Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem: possibilidades de inovação. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2011. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/606. Acesso em: 10 set. 2019.
BORTOLATO, Márcia Melo. Inovação e práticas pedagógicas: o moodle no ensino presencial da Universidade Federal de Santa Catarina. 2016. 305 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175915. Acesso em: 10 set. 2019.
CARVALHO, Jailma Silva de Oliveira. O projeto de inovação pedagógica (PIP) e as práticas inovadoras dos professores da rede estadual do ensino médio no RN. 2016. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24436. Acesso em: 10 set. 2019.
CAVALCANTI, Erika Caroline de Oliveira. Inovação pedagógica para uma cultura escolar: o ciclo de alfabetização da rede municipal do Recife (1986 a 1988). 2013. 261 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12886. Acesso em: 10. sSet. 2019.
CHAGAS, Marcos Antonio Macedo das. Animação Cultural: uma inovação pedagógica na escola pública fluminense dos anos 1980. 2012. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5277. Acesso em: 10 set. 2019.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas: Papirus, 2012.
DANTAS, Olisangele Cristine Duarte Bonifácio. Em direção a uma didática inovadora e inclusiva: estudo de caso das práticas pedagógicas no projeto educar na diversidade. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4600. Acesso em: 10 set. 2019.
FARIA, Elisabeth Cristina de. Do ensino presencial ao ensino a distância: a inovação na prática pedagógica de professores de matemática. 2012. 151 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sã Paulo, 2012. Disponível em: https://leto.pucsp.br/bitstream/handle/10953/1/Elisabeth%20Cristina%20de%20Faria.pdf. Acesso em: 10 set. 2010
FREIRE, Paulo. A pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 25. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GOMES, Elaine Messias. Desenvolvimento de atividades pedagógicas para a educação infantil com a lousa digital interativa: uma inovação didática. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251369. Acesso em: 10 set. 2019.
HINCKEL, Nágila Cristina. Educação, inovação e empreendedorismo: implicações pedagógicas da orientação empreendedora educacional. 2016. 247 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176646. Acesso em: 10 set. 2019
KURYLAK, Edson Luís. A formação pessoal do educador pela via corporal: uma inovação pedagógica. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro Universitário La Salle, Canoas, 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11690/572>. Acesso em: 10 set. 2019.
LIMA, Sônia Maria Pereira de. Inovação pedagógica, práticas pedagógicas inovadoras e concepções docentes no macrocampo iniciação científica e pesquisa do PROEMI. 2017. 271 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24439. Acesso em: 10 set. 2019.
MARUXO, Harriet Bárbara. Webquest: inovação pedagógica na formação de professores de Enfermagem. 2015. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-16092015-161351/publico/HARRIET_BARBARA_MARUXO.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.
MEDEIROS, Rosa Maria da Silva. O ensino de gramática e a formação docente: a inovação/conservação influenciando a prática pedagógica. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2008. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=124809. Acesso em: 10 set. 2019.
MELO, Fabíola Silva de. O uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: inovando pedagogicamente na sala de aula. 2015. 124 fp. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22533. Acesso em: 10 set. 2019.
MENGARELLI, Rodrigo Rosi. Inovação curricular universitária: o constante processo de constituição político-pedagógica da UFPR Litoral e os desafios na formação de seus atores. 2017. 169 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20729. Acesso em: 10 set. 2019.
MORÉS, Andréia. Inovação e cursos de Pedagogia EAD: os casos UCS e UFRGS. 2011. 251 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/39665. Acesso em: 10 set. 2019.
MOROSINI, Marilia Costa; FERNANDES, Cleoni Maris Barboza Fernandes. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito,. Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399. Acesso em: 17 set. 2019.
MOROSINI, Marilia Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do. Uma perspectiva metodológica da produção sobre Internacionalização da Educação Superior em programas de Pós-Graduação do Brasil. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – RIES – REDE GEU: A EDUCAÇÃO SUPERIOR E CONTEXTOS EMERGENTES, 8., 2015,. Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre, 2015.
PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Petrópolis: Vozes, 2019.
PEREIRA, Thatiane Coutinho Melguinha. Democracia e inovação pedagógica na Educação Básica: uma análise à luz da Teoria Crítica da Sociedade. 2017. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20010. Acesso em: 10 set. 2019.
QUEIROZ, Elivânia Maria da Silva. Prática docente nos ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidades de inovação pedagógica. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011. Disponível em: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1038. Acesso em: 10 set. 2019.
RIBEIRO, Renata Aquino. Caminhos para práticas pedagógicas inovadoras de ensino e aprendizagem: uma análise a partir dos I e II Seminários Web Currículo. 2012. 173f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9697>. Acesso em: 10 set. 2019.
ROCHA, Helianane Oliveira. Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI no Maranhão: necessidades formativas de professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras em escolas públicas de São Luís. 2016. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22337. Acesso em: 10 set. 2019.
SABÓIA, Wilson Nóbrega. Educação física escolar – inovação em projetos e práticas pedagógicas de atividades de futsal: um estudo comparativo. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. 2016. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o_WILSON-N%C3%93BREGA-SAB%C3%93IA.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.
SALAMI, Marcelo Cesar. A constituição da profissionalidade docente e a inovação pedagógica na educação básica. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4035. Acesso em: 10 set. 2019.
SANTANA, Thiago Pires. Prática pedagógica tradicional e inovadora. Revista Espaço Acadêmico, v. 19, n. 216, p. 55-62, maio/jun. 2019. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/46598. Acesso em: 03 abr. 2020.
SANTOS, Fábio Alexandre Araújo dos. As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativas: o caso do programa do ensino médio inovador no RN. 2013. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14452. Acesso em 10 set. 2019.
SGORLA, Kristian. Inovação tecnológica e práticas pedagógicas: a relação existente entre as tecnologias de informação e comunicação e o professor de língua inglesa da rede estadual de ensino do município de Foz do Iguaçu/PR. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2016. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/1024. Acesso em: 10 set. 2019.
SILVA, Débora Alfaro São Martinho da. As ideias pedagógicas e a inovação na primeira república brasileira: entre a tradução cultural e a gramática da escola. 2017. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9328/TeseDASMS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 set. 2019.
SILVA, Maria da Glória Silva. Assistência pedagógica aos docentes: uma contribuição para a inovação na universidade?. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/95155/301630.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 10 set. 2019.
SILVA, Mauro Sérgio. No cotidiano da inovação e a inovação no cotidiano da prática pedagógica em educação física. 2008. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/4609/1/tese_2669_MAURO%20SERGIO%20DA%20SILVA.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.
SOUZA, Lidiane Ribeiro da Silva de. Uma proposta didático-pedagógica para curso superior de teologia na modalidade EAD com práticas inovadoras. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, Centro Universitário Internacional, Curitiba, 2016. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/63/LIDIANE-RIBEIRO-DA-SILVA-DE-SOUZA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 set. 2019.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
VIDAL, Odaléa Feitosa. Práticas pedagógicas inovadoras: narrativas sobre integração das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino superior. 2015. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1647. Acesso em: 10 set. 2019.
YANAZE, Leandro Key Higuchi. Ambientes tecno-pedagógicos para o desenvolvimento de competências transversais para a inovação em engenharia. 2015. 162 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-13072016-145046/publico/LeandroKeyHiguchiYanaze15.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).