MEMÓRIAS E SABERES DE ALFABETIZADORAS vozes e letras no cenário da atualidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.70.27-46Resumo
A escrita desse texto iniciou-se, como sempre acontece, com oespaço de uma página em branco. Este espaço cedeu lugar, aos poucos, à produção de reflexões feitas a partir das narrativas de três professoras alfabetizadoras que atuam em uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS. Assim sendo,
inicialmente conduzo algumas interlocuções teóricas necessárias para o intercâmbio das idéias propostas para, logo após, lançar mão das vozes e letras dessas professoras, tentando compreender a trajetória de construção de seus saberes, especialmente aqueles que se referem às relações estabelecidas com a leitura e escrita nas histórias de vida. Pretendo, assim, evidenciar os modos como essa relação constituiu-se na vida de cada professora e, ao mesmo tempo, as possíveis relaçõescom o instituído da nossa sociedade. Há várias reflexões possíveis de serem feitas a partir desse texto. Em se tratando de formação de professores, no entanto, é preciso considerar a história de vida de cada pessoa na possibilidade de ressignificação de suas práticas.
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