MEMÓRIAS E SABERES DE ALFABETIZADORAS vozes e letras no cenário da atualidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.70.27-46Abstract
A escrita desse texto iniciou-se, como sempre acontece, com oespaço de uma página em branco. Este espaço cedeu lugar, aos poucos, à produção de reflexões feitas a partir das narrativas de três professoras alfabetizadoras que atuam em uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS. Assim sendo,
inicialmente conduzo algumas interlocuções teóricas necessárias para o intercâmbio das idéias propostas para, logo após, lançar mão das vozes e letras dessas professoras, tentando compreender a trajetória de construção de seus saberes, especialmente aqueles que se referem às relações estabelecidas com a leitura e escrita nas histórias de vida. Pretendo, assim, evidenciar os modos como essa relação constituiu-se na vida de cada professora e, ao mesmo tempo, as possíveis relaçõescom o instituído da nossa sociedade. Há várias reflexões possíveis de serem feitas a partir desse texto. Em se tratando de formação de professores, no entanto, é preciso considerar a história de vida de cada pessoa na possibilidade de ressignificação de suas práticas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).