MEMÓRIAS E SABERES DE ALFABETIZADORAS vozes e letras no cenário da atualidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.70.27-46Resumen
A escrita desse texto iniciou-se, como sempre acontece, com oespaço de uma página em branco. Este espaço cedeu lugar, aos poucos, à produção de reflexões feitas a partir das narrativas de três professoras alfabetizadoras que atuam em uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS. Assim sendo,
inicialmente conduzo algumas interlocuções teóricas necessárias para o intercâmbio das idéias propostas para, logo após, lançar mão das vozes e letras dessas professoras, tentando compreender a trajetória de construção de seus saberes, especialmente aqueles que se referem às relações estabelecidas com a leitura e escrita nas histórias de vida. Pretendo, assim, evidenciar os modos como essa relação constituiu-se na vida de cada professora e, ao mesmo tempo, as possíveis relaçõescom o instituído da nossa sociedade. Há várias reflexões possíveis de serem feitas a partir desse texto. Em se tratando de formação de professores, no entanto, é preciso considerar a história de vida de cada pessoa na possibilidade de ressignificação de suas práticas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).