O ensino de geografia da saúde: Uma forma de pensar a dinâmica do território para promover a saúde nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11558

Palavras-chave:

Ensino de Geografia da Saúde. Determinantes Sociais da Saúde. Território Utilizado.

Resumo

Este estudo objetiva evidenciar a importância das práticas de ensino de Geografia da Saúde nas escolas. Para isso, realizamos uma análise documental, onde o principal material utilizado foi o Caderno de Saúde e Educação Ambiental, vinculado ao Programa Saúde na Escola, que propõem uma visão sistêmica entre os Determinantes Sociais da Saúde e o território. Com base nisso, formulamos práticas de ensino de Geografia da Saúde para que possam ser utilizadas pelos professores/as em suas aulas, bem como, uma proposta de trabalho de campo que visa a aproximação dos alunos ao território utilizado, com o intuito de promover a conscientização acerca dos problemas de saúde e incentivar a autonomia, para que eles atuem na busca por espaços mais saudáveis. Por meio disso, entendemos que o ensino de Geografia da Saúde apresenta um grande potencial para a promoção da saúde nas escolas, por ensinar os alunos a agirem de forma preventiva sobre os Determinantes Sociais da Saúde, melhorando o cuidado pessoal e coletivo, diminuindo, dessa forma, o risco de propagação de doenças e melhorando os níveis de bem-estar da população.

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Garcia, M. P., & Kaercher, N. A. (2023). O ensino de geografia da saúde: Uma forma de pensar a dinâmica do território para promover a saúde nas escolas. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e11558. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11558

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde