O Meio Ambiente como Matriz do Pensamento: A Geografia em Face da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.11607Palavras-chave:
Meio Ambiente; Educação; Geografia, Complexidade.Resumo
O artigo apresenta uma análise de estudos teóricos apontando para a importância de uma educação voltada à percepção do ser humano na natureza e na produção do seu meio, podendo utilizar recursos da Geografia e da Educação Ambiental (EA). Para alcançar o proposto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre: o conceito de meio ambiente, os movimentos ambientalistas e a Educação Ambiental, o pensamento dos geógrafos anarquistas do século 19 e a complexidade na educação. O resultado foi a proposta de uma abordagem que englobe práticas para uma educação que não esteja separada ou fragmentada do meio, mas busque a sua compreensão de forma complexa, por meio da reflexão sobre: o eu e o lugar, o eu e a sociedade e o lugar e a sociedade no contexto global.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).