Análise da produção acadêmica brasileira a respeito do tema “livro didático de biologia e a evolução biológica”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11684

Palavras-chave:

Livro Didático de Biologia; Evolução Biológica; Estado da Arte; Dissertações e Teses.

Resumo

Esta pesquisa, caracterizada como um estudo do tipo “estado da arte”, teve como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira de dissertações e teses, defendidas no período de 2008 a 2018, que incluíram como foco de suas investigações o tema “Livro Didático de Biologia e a Evolução Biológica”. Foram identificados sete documentos, levantados em duas bases de dados on-line, cuja seleção ocorreu por meio da leitura de títulos, resumos e palavras-chave, sendo, posteriormente, examinados em sua integralidade. Os resultados encontrados evidenciaram que o tema é pouco explorado, principalmente no que diz respeito a pesquisas de Doutorado e de Mestrado Profissional, com estudos concentrados na Região Sul do Brasil, de forma mais específica no Estado do Rio Grande do Sul. Ficou constatado que a maior parte dos objetivos propostos pelos pesquisadores foi analisar o conteúdo evolutivo presente nos livros didáticos de Biologia e/ou sua forma de abordagem. A maioria dos resultados desses estudos apontou deficiências e limitações na apresentação dos conceitos/conteúdos biológicos encontrados nos livros didáticos investigados.

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Ortiz, E., da Costa, M., & Passos, M. M. (2023). Análise da produção acadêmica brasileira a respeito do tema “livro didático de biologia e a evolução biológica”. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e11684. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11684

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes