Análise da produção acadêmica brasileira a respeito do tema “livro didático de biologia e a evolução biológica”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11684

Palabras clave:

Livro Didático de Biologia; Evolução Biológica; Estado da Arte; Dissertações e Teses.

Resumen

Esta pesquisa, caracterizada como um estudo do tipo “estado da arte”, teve como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira de dissertações e teses, defendidas no período de 2008 a 2018, que incluíram como foco de suas investigações o tema “Livro Didático de Biologia e a Evolução Biológica”. Foram identificados sete documentos, levantados em duas bases de dados on-line, cuja seleção ocorreu por meio da leitura de títulos, resumos e palavras-chave, sendo, posteriormente, examinados em sua integralidade. Os resultados encontrados evidenciaram que o tema é pouco explorado, principalmente no que diz respeito a pesquisas de Doutorado e de Mestrado Profissional, com estudos concentrados na Região Sul do Brasil, de forma mais específica no Estado do Rio Grande do Sul. Ficou constatado que a maior parte dos objetivos propostos pelos pesquisadores foi analisar o conteúdo evolutivo presente nos livros didáticos de Biologia e/ou sua forma de abordagem. A maioria dos resultados desses estudos apontou deficiências e limitações na apresentação dos conceitos/conteúdos biológicos encontrados nos livros didáticos investigados.

Citas

ALFAYA-SANTOS J. V. Concepções de progresso biológico em livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD 2012. 2013. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira T. Learning, 2004.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Porto: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). PCN+, Ensino Médio, Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais – Ensino Médio. V. 3. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação Básica (MEC). Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/ SEB, 2006. V. 2.

BRAUNSTEIN, G. K. A Evolução Biológica segundo os autores de Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2012): buscando um eixo integrador. 2013. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

COUTINHO, C. Ensinando evolução através de filogenias: concepções dos professores e contribuição dos livros didáticos. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, São Paulo, n. 79, 2002.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de ciências no Brasil. 1992. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.

LEITE, A. E.; GARCIA, M. N. D.; ROCHA, M. Tendências de Pesquisa sobre os Livros Didáticos de Ciências e Física. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Anais […]. Curitiba: PUCPR, 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/6243_3800.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

MEGID NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. 1999. 355 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de Ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

MEGID NETO, J.; PACHECO, D. Pesquisas sobre o ensino de física no nível médio no Brasil: concepção e tratamento de problemas em teses e dissertações. In: NARDI, R. (org.). Pesquisas em ensino de Física. São Paulo: Escrituras, p. 15-30, 2001.

MOTTOLA, N. O evolucionismo no ensino de Biologia: investigação das teorias de Lamarck e Darwin expostas nos livros didáticos de Biologia do Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio – PNLEM. 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2011.

OLEQUES, L. C. A evolução biológica em diferentes contextos de ensino. 2014. 110 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

OLIVEIRA. M. C. A. Aspectos da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas “Origem da vida” e “Evolução Biológica”. 2011. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes, 2003.

ORTIZ, E.; SILVA, M. R. O Livro Didático e o Ensino de Ciências e Biologia nos Anais do Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 6., 2018, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: UTFPR, 2018. Disponível em: file:///D:/Usu%C3%A1rio/Downloads/01531771265%20(11).pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

PEDREIRA, A. J.; CARNEIRO, M. H. S. Livro didático de Biologia: um levantamento bibliográfico. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Enpec, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1337-1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

RODRIGUES, L. Z. As pesquisas sobre livros didáticos: uma análise de Periódicos da Área de Educação em Ciências. In: ANPED SUL, 10., 2014, Florianópolis, Anais [...]. Florianópolis, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/2101-0.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.

ROMA, V. N. Os livros didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM 2007/2009): a evolução biológica em questão. 2011. 299 f. Dissertação (Mestrado Interunidades em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em: 22 jun. 2020.

ROSA, M. D.; MOHR, A. Os fungos na escola: análise dos conteúdos de micologia em livros didáticos do ensino fundamental de Florianópolis. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 5, n. 3, p. 95-102, 2010. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID124/v5_n3_a2010.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.

SALEM, S. Perfil, evolução e perspectivas da pesquisa em Ensino de Física no Brasil. 2012. 385 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SILVA, C. S. F.; LOPES J. J. Análise documental da Produção Acadêmica Brasileira sobre o Ensino de Evolução (1990-2010): caracterização e proposições. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 505-521, 2013. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/142. Acesso em: 23 jun. 2020.

SILVÉRIO, L. E. R; MAESTRELLI, S. R. P. O conceito molecular clássico de gene como

obstáculo pedagógico no ensino e aprendizagem de genética. In: ENCONTRO

NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 8., 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0291-1.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.

SLONGO, I. I. P.; DELIZOICOV, D. Um panorama da produção acadêmica em ensino de Biologia desenvolvida em programas nacionais de pós-graduação. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 323-341, 2006. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/486. Acesso em: 17 jun. 2020.

SOARES, M. Pesquisa em educação no Brasil: continuidades e mudanças. Um caso exemplar: a pesquisa sobre alfabetização. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 393-417, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/1657. Acesso em: 2 jul. 2020.

TEIXEIRA, P. M. M. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004): um estudo baseado em dissertações e teses. 2008. 413 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. A Produção Acadêmica em Ensino de Biologia no Brasil – 40 anos (1972-2011): base institucional e tendências temáticas e metodológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 17, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4519. Acesso em: 10 jun. 2020.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Investigando a pesquisa educacional. Um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de Biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 261-282, 2006. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/496/299. Acesso em: 25 jul. 2020.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 273-297, 2012. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen11/REEC_11_2_2_ex500.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

VISITAÇÃO, V. L.; SILVA, M. R. Uma análise dos livros didáticos de Biologia do

PNLD/2012: o episódio da dupla hélice do DNA e o conceito de Natureza da Ciência no

Ensino de Ciências. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E

TECNOLOGIA, 4., 2014, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: UTFPR, 2014.

ZAMBERLAN, E. S. J. Contribuições da História e Filosofia da Ciência para o Ensino da Evolução Biológica. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.

Publicado

2023-06-07

Cómo citar

Ortiz, E., da Costa, M., & Passos, M. M. (2023). Análise da produção acadêmica brasileira a respeito do tema “livro didático de biologia e a evolução biológica”. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e11684. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11684

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes