Analysis of the brazilian academic production regarding the topic “The biology textbook and biological evolution”
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11684Keywords:
Biology Textbook; Biological Evolution; State of the Art; Dissertations and Theses.Abstract
This research characterized as a study of the “state of the art” type aimed to analyze the Brazilian academic production, expressed in the form of dissertations and theses, defended in the period from 2008 to 2018, which focused on the theme “Textbook of Biology and Biological Evolution”. We identified 7 documents that were collected in two online databases, the selection of which occurred through the reading of titles, abstracts and keywords, and were subsequently examined in their entirety. The results showed that the theme was little explored, especially with regard to doctoral and professional master’s research, and this reduced production was concentrated in the Southern region of Brazil, more specifically in the state of Rio Grande do Sul. We found that most of the objectives proposed by the researchers were to analyze the evolutionary content present in biology textbooks and/or their approach. Most of the results of these studies indicated deficiencies and limitations in the presentation of biological concepts/contents found in the investigated textbooks.
References
ALFAYA-SANTOS J. V. Concepções de progresso biológico em livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD 2012. 2013. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira T. Learning, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Porto: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). PCN+, Ensino Médio, Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais – Ensino Médio. V. 3. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação Básica (MEC). Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/ SEB, 2006. V. 2.
BRAUNSTEIN, G. K. A Evolução Biológica segundo os autores de Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2012): buscando um eixo integrador. 2013. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
COUTINHO, C. Ensinando evolução através de filogenias: concepções dos professores e contribuição dos livros didáticos. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, São Paulo, n. 79, 2002.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de ciências no Brasil. 1992. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.
LEITE, A. E.; GARCIA, M. N. D.; ROCHA, M. Tendências de Pesquisa sobre os Livros Didáticos de Ciências e Física. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Anais […]. Curitiba: PUCPR, 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/6243_3800.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.
MEGID NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. 1999. 355 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de Ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
MEGID NETO, J.; PACHECO, D. Pesquisas sobre o ensino de física no nível médio no Brasil: concepção e tratamento de problemas em teses e dissertações. In: NARDI, R. (org.). Pesquisas em ensino de Física. São Paulo: Escrituras, p. 15-30, 2001.
MOTTOLA, N. O evolucionismo no ensino de Biologia: investigação das teorias de Lamarck e Darwin expostas nos livros didáticos de Biologia do Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio – PNLEM. 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2011.
OLEQUES, L. C. A evolução biológica em diferentes contextos de ensino. 2014. 110 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
OLIVEIRA. M. C. A. Aspectos da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas “Origem da vida” e “Evolução Biológica”. 2011. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes, 2003.
ORTIZ, E.; SILVA, M. R. O Livro Didático e o Ensino de Ciências e Biologia nos Anais do Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 6., 2018, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: UTFPR, 2018. Disponível em: file:///D:/Usu%C3%A1rio/Downloads/01531771265%20(11).pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
PEDREIRA, A. J.; CARNEIRO, M. H. S. Livro didático de Biologia: um levantamento bibliográfico. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Enpec, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1337-1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
RODRIGUES, L. Z. As pesquisas sobre livros didáticos: uma análise de Periódicos da Área de Educação em Ciências. In: ANPED SUL, 10., 2014, Florianópolis, Anais [...]. Florianópolis, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/2101-0.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
ROMA, V. N. Os livros didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM 2007/2009): a evolução biológica em questão. 2011. 299 f. Dissertação (Mestrado Interunidades em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em: 22 jun. 2020.
ROSA, M. D.; MOHR, A. Os fungos na escola: análise dos conteúdos de micologia em livros didáticos do ensino fundamental de Florianópolis. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 5, n. 3, p. 95-102, 2010. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID124/v5_n3_a2010.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
SALEM, S. Perfil, evolução e perspectivas da pesquisa em Ensino de Física no Brasil. 2012. 385 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SILVA, C. S. F.; LOPES J. J. Análise documental da Produção Acadêmica Brasileira sobre o Ensino de Evolução (1990-2010): caracterização e proposições. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 505-521, 2013. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/142. Acesso em: 23 jun. 2020.
SILVÉRIO, L. E. R; MAESTRELLI, S. R. P. O conceito molecular clássico de gene como
obstáculo pedagógico no ensino e aprendizagem de genética. In: ENCONTRO
NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 8., 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0291-1.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.
SLONGO, I. I. P.; DELIZOICOV, D. Um panorama da produção acadêmica em ensino de Biologia desenvolvida em programas nacionais de pós-graduação. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 323-341, 2006. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/486. Acesso em: 17 jun. 2020.
SOARES, M. Pesquisa em educação no Brasil: continuidades e mudanças. Um caso exemplar: a pesquisa sobre alfabetização. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 393-417, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/1657. Acesso em: 2 jul. 2020.
TEIXEIRA, P. M. M. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004): um estudo baseado em dissertações e teses. 2008. 413 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. A Produção Acadêmica em Ensino de Biologia no Brasil – 40 anos (1972-2011): base institucional e tendências temáticas e metodológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 17, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4519. Acesso em: 10 jun. 2020.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Investigando a pesquisa educacional. Um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de Biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 261-282, 2006. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/496/299. Acesso em: 25 jul. 2020.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 273-297, 2012. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen11/REEC_11_2_2_ex500.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
VISITAÇÃO, V. L.; SILVA, M. R. Uma análise dos livros didáticos de Biologia do
PNLD/2012: o episódio da dupla hélice do DNA e o conceito de Natureza da Ciência no
Ensino de Ciências. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E
TECNOLOGIA, 4., 2014, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: UTFPR, 2014.
ZAMBERLAN, E. S. J. Contribuições da História e Filosofia da Ciência para o Ensino da Evolução Biológica. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).