O pensamento de Robert Merton sobre o desenvolvimento do conhecimento e da ciência: A sociologia da ciência
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11702Palavras-chave:
Sociologia da Ciência; Robert Merton: Educação Científica.Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar e refletir algumas das principais ideias de Robert Merton, que é considerado por inúmeros pesquisadores como sendo o “pai da Sociologia da Ciência”. Os estudos sociológicos de Merton tomam a ciência como uma atividade social distintiva e detentora de um ethos característico. Vários desses estudos iniciaram na primeira metade do século 20, contudo, a leitura reflexiva de algumas de suas principais obras e artigos permite mostrar que muitas de suas ideias se mantêm atuais e nos ajudam a compreender como o apoio à ciência é assegurado por condições culturais apropriadas, porque é importante examinar aqueles controles que motivam carreiras científicas e que selecionam e prestigiam determinadas disciplinas científicas e rejeitam outras. Queremos crer que este trabalho possa suscitar interessantes discussões críticas em sala de aula da Educação Básica, auxiliando na transformação de concepções ingênuas e enraizadas sobre o fazer científico.
Referências
BARNES, B. Sociology of science: selected readings. London and Baltimore: Penguin Books, 1972.
BIGGS, M. Self-fulfilling prophecies. In: HEDSTRÖM, Peter; BEARMAN, Peter (ed.). The Oxford handbook of analytical sociology. 1. ed. Oxford: Oxford University Press, 2009.
CALHOUN, C. (org.) Robert K. Merton: sociology of science and sociology as science. New York: Columbia University Press, 2010.
MERTON, R. K. The sociology of science: theoretical and empirical investigations. Chicago: The University of Chicago Press, 1973.
MERTON, R. K. Social theory and social structure (1949; rev. ed.). New York: The Free Press, 1968.
MERTON, R. K. Social conflict over styles of sociological work. In: FOURTH WORLD CONGRESS OF SOCIOLOGY, 3., 1961, Belgium. Transactions Louvain, Belgium: International Sociological Association, n. 3, p. 21-36, 1961.
MERTON, R. K.; FISKE, M.; KENDALL, P. L. The focused interview. New York: The Free Press, 1956.
MERTON, R. K. Science, technology and society in seventeenth-century england. New York: Howard Fertig, 1970 [1938].
MERTON, R. K.; BARBER, E. The travels and adventures of serendipity: a study in the sociological semantics and the sociology of science. Princeton: Princeton University Press, 2004.
MERTON, R. K. Ensaios de sociologia da ciência. MARCOVICH, A.; SHINN, T. (org.). São Paulo: Editora 34, 2013. (Coleção Sociologia da Ciência e da Tecnologia).
MITROFF, I. Norms and counter-norms in a select group of the apollo moon scientists: a case study of the ambivalence of scientists. American Sociological Review, v. 39, p. 579-595, 1974.
NUNES, E. D. Merton e a sociologia médica. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 14, n. 1, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702007000100008.
OGBURN, W. F. Social Change. New York: B. W. Huebsch, 1922; new ed. New York: Viking Press, 1950.
PANOFSKY, A. L. A critical reconsideration of the ethos and autonomy of science. In: CALHOUN, Craig (org.): Robert K. Merton: sociology of science and sociology as science. New York: Columbia University Press, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.