O pensamento de Robert Merton sobre o desenvolvimento do conhecimento e da ciência: A sociologia da ciência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11702

Palabras clave:

Sociologia da Ciência; Robert Merton: Educação Científica.

Resumen

Este artigo tem o objetivo de apresentar e refletir algumas das principais ideias de Robert Merton, que é considerado por inúmeros pesquisadores como sendo o “pai da Sociologia da Ciência”. Os estudos sociológicos de Merton tomam a ciência como uma atividade social distintiva e detentora de um ethos característico. Vários desses estudos iniciaram na primeira metade do século 20, contudo, a leitura reflexiva de algumas de suas principais obras e artigos permite mostrar que muitas de suas ideias se mantêm atuais e nos ajudam a compreender como o apoio à ciência é assegurado por condições culturais apropriadas, porque é importante examinar aqueles controles que motivam carreiras científicas e que selecionam e prestigiam determinadas disciplinas científicas e rejeitam outras. Queremos crer que este trabalho possa suscitar interessantes discussões críticas em sala de aula da Educação Básica, auxiliando na transformação de concepções ingênuas e enraizadas sobre o fazer científico.

Biografía del autor/a

Marco Antonio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

 

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Publicado

2023-08-24

Cómo citar

Massoni, N. T., & Moreira, M. A. (2023). O pensamento de Robert Merton sobre o desenvolvimento do conhecimento e da ciência: A sociologia da ciência. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e11702. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11702