O USO DA ROBÓTICA NO ENSINO DE LÓGICA COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES INICIAIS

THE USE OF ROBOTICS ON THE TEACHING OF COMPUTATIONAL LOGIC: A PROPOSAL TO THE BEGINNING GRADES

Autores

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Robótica na Educação, Tecnologia Educacional

Resumo

A Internet das Coisas é uma forte tendência na sociedade contemporânea e tecnológica. Diante disso, o conhecimento de conceitos em computação torna-se requisito para habilitar cidadãos ao contexto da sociedade da informação. O estímulo ao raciocínio lógico-abstrato e a resolução de problemas através da abordagem do Pensamento Computacional são caminhos essenciais para alcançar tal objetivo. Sendo assim, o presente trabalho descreve uma pesquisa que confeccionou um dispositivo robótico e desenvolveu um aplicativo utilizando-se do microcontrolador Arduino e do software AppInventor, associados a uma sequência didática para introduzir conceitos do Pensamento Computacional. O objetivo principal da utilização dos dispositivos era verificar seus desdobramentos junto a crianças em idade de alfabetização, ao adotar a robótica educativa por meio de dispositivos móveis. Durante sua realização, pode-se observar indícios de que as crianças participantes conseguiram lidar razoavelmente com questões abstratas a partir das atividades propostas neste trabalho. Também se conclui que ações como essa demonstram ser possível a inserção do Pensamento Computacional consorciado com atividades lúdicas desde os primeiros anos escolares.

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Pizzi Zilli, J., Brandão Pasinato, L., & Sandini Trentin, M. A. (2021). O USO DA ROBÓTICA NO ENSINO DE LÓGICA COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES INICIAIS: THE USE OF ROBOTICS ON THE TEACHING OF COMPUTATIONAL LOGIC: A PROPOSAL TO THE BEGINNING GRADES. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(114). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/11788

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Computação e Pensamento Computacional