O USO DA ROBÓTICA NO ENSINO DE LÓGICA COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES INICIAIS
THE USE OF ROBOTICS ON THE TEACHING OF COMPUTATIONAL LOGIC: A PROPOSAL TO THE BEGINNING GRADES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.131-145Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Robótica na Educação, Tecnologia EducacionalResumo
A Internet das Coisas é uma forte tendência na sociedade contemporânea e tecnológica. Diante disso, o conhecimento de conceitos em computação torna-se requisito para habilitar cidadãos ao contexto da sociedade da informação. O estímulo ao raciocínio lógico-abstrato e a resolução de problemas através da abordagem do Pensamento Computacional são caminhos essenciais para alcançar tal objetivo. Sendo assim, o presente trabalho descreve uma pesquisa que confeccionou um dispositivo robótico e desenvolveu um aplicativo utilizando-se do microcontrolador Arduino e do software AppInventor, associados a uma sequência didática para introduzir conceitos do Pensamento Computacional. O objetivo principal da utilização dos dispositivos era verificar seus desdobramentos junto a crianças em idade de alfabetização, ao adotar a robótica educativa por meio de dispositivos móveis. Durante sua realização, pode-se observar indícios de que as crianças participantes conseguiram lidar razoavelmente com questões abstratas a partir das atividades propostas neste trabalho. Também se conclui que ações como essa demonstram ser possível a inserção do Pensamento Computacional consorciado com atividades lúdicas desde os primeiros anos escolares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).