COMPLEXIDADE E PRÁTICA EDUCACIONAL O Pensamento Sistêmico, o Conhecimento e a Vida

Autores

  • Ernesto Jacob Keim

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.64.37-59

Resumo

Este artigo discute a complexidade que envolve a prática educacional na perspectiva do pensamento sistêmico em
contraponto ao pensamento linear. Considera a subjetividade e a diversidade de possibilidades que envolvem a dinâmica educativa como recursos que viabilizam a autonomia e a  liberdade considerando o posicionamento dialético e dialógico inerente a uma visão de mundo como dinâmica auto-ecoorganizativa. Este texto propõe educação referenciada na delicadeza, na sensibilidade, na admiração e no respeito mútuo, apostando na soma de afinidade e não na soma das diferenças. É um texto reflexivo que procura avançar com o pensamento freiriano no universo desafiador que é a realidade individualista e excludente de nossa sociedade motivada pela publicidade dissimuladora e dominada pela ideologia de mercado. O texto, ao final, propõe uma reflexão sobre algumas citações clássicas de Paulo Freire para que o leitor analise criticamente sua prática docente.

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Publicado

2013-05-23

Como Citar

Keim, E. J. (2013). COMPLEXIDADE E PRÁTICA EDUCACIONAL O Pensamento Sistêmico, o Conhecimento e a Vida. Revista Contexto &Amp; Educação, 16(64), 37–59. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.64.37-59