COMPLEXIDADE E PRÁTICA EDUCACIONAL O Pensamento Sistêmico, o Conhecimento e a Vida
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.64.37-59Abstract
Este artigo discute a complexidade que envolve a prática educacional na perspectiva do pensamento sistêmico emcontraponto ao pensamento linear. Considera a subjetividade e a diversidade de possibilidades que envolvem a dinâmica educativa como recursos que viabilizam a autonomia e a liberdade considerando o posicionamento dialético e dialógico inerente a uma visão de mundo como dinâmica auto-ecoorganizativa. Este texto propõe educação referenciada na delicadeza, na sensibilidade, na admiração e no respeito mútuo, apostando na soma de afinidade e não na soma das diferenças. É um texto reflexivo que procura avançar com o pensamento freiriano no universo desafiador que é a realidade individualista e excludente de nossa sociedade motivada pela publicidade dissimuladora e dominada pela ideologia de mercado. O texto, ao final, propõe uma reflexão sobre algumas citações clássicas de Paulo Freire para que o leitor analise criticamente sua prática docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).