COMPLEXIDADE E PRÁTICA EDUCACIONAL O Pensamento Sistêmico, o Conhecimento e a Vida
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.64.37-59Resumo
Este artigo discute a complexidade que envolve a prática educacional na perspectiva do pensamento sistêmico emcontraponto ao pensamento linear. Considera a subjetividade e a diversidade de possibilidades que envolvem a dinâmica educativa como recursos que viabilizam a autonomia e a liberdade considerando o posicionamento dialético e dialógico inerente a uma visão de mundo como dinâmica auto-ecoorganizativa. Este texto propõe educação referenciada na delicadeza, na sensibilidade, na admiração e no respeito mútuo, apostando na soma de afinidade e não na soma das diferenças. É um texto reflexivo que procura avançar com o pensamento freiriano no universo desafiador que é a realidade individualista e excludente de nossa sociedade motivada pela publicidade dissimuladora e dominada pela ideologia de mercado. O texto, ao final, propõe uma reflexão sobre algumas citações clássicas de Paulo Freire para que o leitor analise criticamente sua prática docente.
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