Nova síntese para a evolução biológica: O discurso dos acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12103

Palavras-chave:

Síntese estendida da evolução, formação de professores, análise do discurso.

Resumo

O pensamento evolutivo está mudando com o surgimento de uma nova síntese devido ao desenvolvimento de pesquisas que ampliam a forma como se compreendem os aspectos biológicos. Este artigo teve como objetivo compreender a constituição discursiva de acadêmicos, formandos de dois cursos de Ciências Biológicas licenciatura, referente à síntese estendida da evolução. Para tanto, foi solicitado aos acadêmicos que, diante de afirmativas referentes à teoria da evolução, se posicionassem concordando ou não com tais afirmativas e, após, justificassem o porquê de seus posicionamentos. Com a análise do discurso (AD), foi possível perceber que os estudantes em estudo foram apresentados às pesquisas que ampliam os conhecimentos biológicos referentes à evolução. Entretanto, ainda necessitam de uma compreensão mais ampliada referente à síntese estendida e a seus processos, a fim de possibilitá-los a compreender os fenômenos relacionados à evolução biológica de forma integrada.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

da Silva, A. A., Della Justina, L. A., & Corazza, M. J. (2023). Nova síntese para a evolução biológica: O discurso dos acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e12103. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12103