Nova síntese para a evolução biológica: O discurso dos acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12103Palabras clave:
Síntese estendida da evolução, formação de professores, análise do discurso.Resumen
O pensamento evolutivo está mudando com o surgimento de uma nova síntese devido ao desenvolvimento de pesquisas que ampliam a forma como se compreendem os aspectos biológicos. Este artigo teve como objetivo compreender a constituição discursiva de acadêmicos, formandos de dois cursos de Ciências Biológicas licenciatura, referente à síntese estendida da evolução. Para tanto, foi solicitado aos acadêmicos que, diante de afirmativas referentes à teoria da evolução, se posicionassem concordando ou não com tais afirmativas e, após, justificassem o porquê de seus posicionamentos. Com a análise do discurso (AD), foi possível perceber que os estudantes em estudo foram apresentados às pesquisas que ampliam os conhecimentos biológicos referentes à evolução. Entretanto, ainda necessitam de uma compreensão mais ampliada referente à síntese estendida e a seus processos, a fim de possibilitá-los a compreender os fenômenos relacionados à evolução biológica de forma integrada.
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