Práticas de ensino na pandemia: uma visão a partir do desenvolvimento bioecológico
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.12114Palavras-chave:
Professores experientes, pandemia, ensino remotoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças vivenciadas por quatro professoras experientes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o primeiro ano da pandemia do coronavírus, considerando suas aprendizagens e desenvolvimento profissional. Além de serem professoras, as participantes atuavam simultaneamente como mentoras de professoras iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria (PHM). Os dados referem-se a respostas coletadas em um questionário on-line a partir de perguntas sobre a atuação docente em 2020. As análises fundamentam-se na concepção do desenvolvimento bioecológico (BRONFENBRENNER, 1994). Considerou-se aqui as inter-relações, influências e impactos causados pelos micro, meso, exo, macro e cronossistemas no atual contexto. A análise dos dados mostra que as participantes enfrentaram dificuldades, como falta de infraestrutura; transpor conhecimentos sobre ensinar adultos a ensinar crianças remotamente; elaboração do planejamento e da avaliação; estabelecimento de relações com os alunos e suas famílias; e falta ou demora de direcionamento da Secretaria Municipal de Ensino. Como mecanismo de auxílio às dificuldades, salientou-se o papel importante das redes de apoio presentes no microssistema da escola em que atuavam e no PHM. Em ambos os contextos, as participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias e experiências para a construção de novas aprendizagens sobre o ensino remoto.
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