Práticas de ensino na pandemia: uma visão a partir do desenvolvimento bioecológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.12114

Palavras-chave:

Professores experientes, pandemia, ensino remoto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças vivenciadas por quatro professoras experientes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o primeiro ano da pandemia do coronavírus, considerando suas aprendizagens e desenvolvimento profissional. Além de serem professoras, as participantes atuavam simultaneamente como mentoras de professoras iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria (PHM). Os dados referem-se a respostas coletadas em um questionário on-line a partir de perguntas sobre a atuação docente em 2020. As análises fundamentam-se na concepção do desenvolvimento bioecológico (BRONFENBRENNER, 1994). Considerou-se aqui as inter-relações, influências e impactos causados pelos micro, meso, exo, macro e cronossistemas no atual contexto. A análise dos dados mostra que as participantes enfrentaram dificuldades, como falta de infraestrutura; transpor conhecimentos sobre ensinar adultos a ensinar crianças remotamente; elaboração do planejamento e da avaliação; estabelecimento de relações com os alunos e suas famílias; e falta ou demora de direcionamento da Secretaria Municipal de Ensino. Como mecanismo de auxílio às dificuldades, salientou-se o papel importante das redes de apoio presentes no microssistema da escola em que atuavam e no PHM. Em ambos os contextos, as participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias e experiências para a construção de novas aprendizagens sobre o ensino remoto.

Biografia do Autor

Bruna Cury de Barros, UFSCar

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa: Formação de Professores e outros Agentes Educacionais. Graduada em Pedagogia pela USP. Mestra em Educação Escolar pela UNESP. Dedicando-se a área de Formação de Professores com ênfase em estudos sobre Identidade Docente; aprendizagem e desenvolvimento profissional docente; formação inicial e continuada; formação de formadores; mentoria.

Carolina Marini, UFSCar

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela UFSCar. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, na linha de pesquisa Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais. Realiza estudos com ênfase em aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, formação inicial e continuada de professores, identidade profissional docente, aprendizagem híbrida, mentoria docente.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, UFSCar

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto), mestrado em Educação Especial (UFSCar) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Foi Secretária de Educação a Distância da UFSCar (2009-2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: programas de apoio a professores em início de carreira, mentoria,desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet, base de conhecimento. Atualmente é editora da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) vinculada ao PPGE-Educação da UFSCar. Coordena a pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

Cury de Barros, B., Marini, C., & de Medeiros Rodrigues Reali, A. M. (2022). Práticas de ensino na pandemia: uma visão a partir do desenvolvimento bioecológico. Revista Contexto & Educação, 37(119), e12114. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.12114

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde