Práticas de ensino na pandemia: uma visão a partir do desenvolvimento bioecológico
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.12114Palabras clave:
Professores experientes, pandemia, ensino remotoResumen
Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças vivenciadas por quatro professoras experientes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o primeiro ano da pandemia do coronavírus, considerando suas aprendizagens e desenvolvimento profissional. Além de serem professoras, as participantes atuavam simultaneamente como mentoras de professoras iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria (PHM). Os dados referem-se a respostas coletadas em um questionário on-line a partir de perguntas sobre a atuação docente em 2020. As análises fundamentam-se na concepção do desenvolvimento bioecológico (BRONFENBRENNER, 1994). Considerou-se aqui as inter-relações, influências e impactos causados pelos micro, meso, exo, macro e cronossistemas no atual contexto. A análise dos dados mostra que as participantes enfrentaram dificuldades, como falta de infraestrutura; transpor conhecimentos sobre ensinar adultos a ensinar crianças remotamente; elaboração do planejamento e da avaliação; estabelecimento de relações com os alunos e suas famílias; e falta ou demora de direcionamento da Secretaria Municipal de Ensino. Como mecanismo de auxílio às dificuldades, salientou-se o papel importante das redes de apoio presentes no microssistema da escola em que atuavam e no PHM. Em ambos os contextos, as participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias e experiências para a construção de novas aprendizagens sobre o ensino remoto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).