O uso do discurso no desenvolvimento do raciocínio geográfico nas aulas de geografia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12128Palavras-chave:
Discurso, didática, geografia, dialogismoResumo
O artigo objetiva discutir o uso do discurso como elemento de mediação no processo de desenvolvimento do raciocínio geográfico. Como dimensão que constitui parcialmente as relações sociais e práticas materiais, torna-se um campo fértil de investigação nas aulas de geografia na escola, que pode ser auxiliar tanto no desenvolvimento do pensar geográfico quanto dos objetos e fenômenos de interesse da Geografia Escolar. Para tanto, buscou-se discutir suas possibilidades a partir da filosofia da linguagem do Círculo de Mikhail Bakhtin e da Análise de Discurso Crítica. Ao final, apresenta-se uma análise em caráter de ilustração e aprofundamento, a partir de uma canção, com vistas a elucidar as perspectivas adotadas em torno de um problema social.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Introdução de Paulo Bezerra. Prefácio de Tzvetan Todorov. 6. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. 7. ed. São Paulo, SP: Hucitec, 2014. 439 p.
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. (org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 9. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. 192 p.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016. 338 p.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo, SP: Parábola, 2009. 168 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2018.
GIROTTO, Eduardo Donizetti. Formando leitores do mundo: algumas considerações sobre o ensino de Geografia no mundo contemporâneo. Boletim Campineiro de Geografia, v. 5, n. 2, 2015. Disponível em: http://agbcampinas.com.br/bcg/index.php/boletim-campineiro/article/view/233.
MAGALHÃES, Izabel; MARTINS, André Ricardo; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.
MARTINS, Elvio Rodrigues. O pensamento geográfico é geografia em pensamento?. GEOgrafia, Rio de Janeiro, ano 18, n. 37, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i37.a13758.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017. 376 p.
VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).