O uso do discurso no desenvolvimento do raciocínio geográfico nas aulas de geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12128

Palavras-chave:

Discurso, didática, geografia, dialogismo

Resumo

 O artigo objetiva discutir o uso do discurso como elemento de mediação no processo de desenvolvimento do raciocínio geográfico. Como dimensão que constitui parcialmente as relações sociais e práticas materiais, torna-se um campo fértil de investigação nas aulas de geografia na escola, que pode ser auxiliar tanto no desenvolvimento do pensar geográfico quanto dos objetos e fenômenos de interesse da Geografia Escolar. Para tanto, buscou-se discutir suas possibilidades a partir da filosofia da linguagem do Círculo de Mikhail Bakhtin e da Análise de Discurso Crítica. Ao final, apresenta-se uma análise em caráter de ilustração e aprofundamento, a partir de uma canção, com vistas a elucidar as perspectivas adotadas em torno de um problema social.

Biografia do Autor

Roberto Greco, Universidade Estadual de Campinas

Professor da Universidade de Campinas (UNICAMP) desde 2012, onde ministra disciplina com conteúdo de Geografia física geral e a disciplina de Práticas de geociências na educação básica para estudantes de geografia e geologia. Orienta alunos de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Geografia, Ensino de Ciências e Matematica Multiunidade (PECIM) e Ensino e História de Ciência da Terra. Licenciado em Ciências Naturais (1997) e doutor pela escola de doutorado Ciência do Sistema Terra: ambiente, recursos e patrimônio cultural (2010), ambas cursadas na Universidade dos Estudos de Modena e Reggio Emilia (Unimore), Itália. De setembro de 2010 e março de 2012 trabalhou em Roma no Ministério da Educação. Interesses de pesquisa incluem os processos de ensino aprendizagem, e treinamento de professores relacionados com os conteúdos de Ciências da Terra assim como a educação ambiental e a divulgação das geociências. Está na coordenação da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciência da Terra. Desde 2018 é Chair da International Geoscience Education Organization (IGEO), membro do Conselho Executivo das Associação Internacional para a Promoção da Geoética (IAPG) e da Commission on Geoscience Education, Training and Technology Transfer (COGE) da International Union Geological Sciences (IUGS).

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

Neves, D. da C., & Greco, R. . (2023). O uso do discurso no desenvolvimento do raciocínio geográfico nas aulas de geografia. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e12128. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12128

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes