O uso do discurso no desenvolvimento do raciocínio geográfico nas aulas de geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12128

Palabras clave:

Discurso, didática, geografia, dialogismo

Resumen

 O artigo objetiva discutir o uso do discurso como elemento de mediação no processo de desenvolvimento do raciocínio geográfico. Como dimensão que constitui parcialmente as relações sociais e práticas materiais, torna-se um campo fértil de investigação nas aulas de geografia na escola, que pode ser auxiliar tanto no desenvolvimento do pensar geográfico quanto dos objetos e fenômenos de interesse da Geografia Escolar. Para tanto, buscou-se discutir suas possibilidades a partir da filosofia da linguagem do Círculo de Mikhail Bakhtin e da Análise de Discurso Crítica. Ao final, apresenta-se uma análise em caráter de ilustração e aprofundamento, a partir de uma canção, com vistas a elucidar as perspectivas adotadas em torno de um problema social.

Biografía del autor/a

Roberto , Universidade Estadual de Campinas

Professor da Universidade de Campinas (UNICAMP) desde 2012, onde ministra disciplina com conteúdo de Geografia física geral e a disciplina de Práticas de geociências na educação básica para estudantes de geografia e geologia. Orienta alunos de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Geografia, Ensino de Ciências e Matematica Multiunidade (PECIM) e Ensino e História de Ciência da Terra. Licenciado em Ciências Naturais (1997) e doutor pela escola de doutorado Ciência do Sistema Terra: ambiente, recursos e patrimônio cultural (2010), ambas cursadas na Universidade dos Estudos de Modena e Reggio Emilia (Unimore), Itália. De setembro de 2010 e março de 2012 trabalhou em Roma no Ministério da Educação. Interesses de pesquisa incluem os processos de ensino aprendizagem, e treinamento de professores relacionados com os conteúdos de Ciências da Terra assim como a educação ambiental e a divulgação das geociências. Está na coordenação da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciência da Terra. Desde 2018 é Chair da International Geoscience Education Organization (IGEO), membro do Conselho Executivo das Associação Internacional para a Promoção da Geoética (IAPG) e da Commission on Geoscience Education, Training and Technology Transfer (COGE) da International Union Geological Sciences (IUGS).

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Publicado

2023-08-24

Cómo citar

Neves, D. da C., & Roberto. (2023). O uso do discurso no desenvolvimento do raciocínio geográfico nas aulas de geografia. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e12128. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12128

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes