A voz docente na construção do currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12183Palavras-chave:
Participação, Desenvolvimento Curricular, Voz dos professores, Currículo EscolarResumo
Neste trabalho busca-se analisar o processo de participação dos professores na construção do currículo escolar. Fundamentado nas contribuições de Giroux (1988), Apple (2006) e Sacristán (2013) que apontam para a centralidade dos professores no desenvolvimento do currículo escolar e respaldado pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, utilizou-se de entrevistas semiestruturada com professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. As informações analisadas a partir do enfoque construtivo interpretativo expressam as significações predominantes para esses profissionais, as quais evidenciam um déficit na valorização e promoção de espaços para o diálogo, no que diz respeito à voz do professor nesta construção do currículo, limitando as possibilidades de participação e a autonomia, o que justifica a importância de um trabalho que avance na conquista de uma maior participação dos professores nos processos decisórios escolares.
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