Estratégias de educação ambiental sobre o tema “agrotóxicos”: Revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.12578Palavras-chave:
Agrotóxicos. Educação. Métodos Educativos. Revisão Sistemática da Literatura.Resumo
Um dos desafios na Educação Ambiental é promover ações educativasnuma perspectiva de formação crítica e participativa dos cidadãos, sobre os impactos socioambientaiscomoo uso indiscriminado de agrotóxicos.Este estudo teve como objetivo identificar e discutir as pesquisas de Educação Ambiental realizadas no Brasil, publicadas em dissertações e teses que abordem as estratégias educativas de ensino com ênfase a temática agrotóxicos. O estudo configura-se como uma Revisão Sistemática da Literatura, sendo que a coleta de dados foi realizada entre os meses de novembro a dezembro de 2020, nas bases de dadosCatálogo de Teses e Dissertações da Capes (CTD/Capes) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A busca resultou em 12 estudos, sendo 1 tese e 11 dissertações, produzidas entre os anos 2011 e 2020. As informações foram analisadas mediante protocolo de estudo e categorizadas para análise do conteúdo, permitindo a realização de inferências e interpretações, ancoradas na literatura científica. Os resultados desta revisão endossam a relevância das estratégias em Educação Ambiental para promoção de uma educação transformadora com alunos e futuros cidadãos críticos e reflexivos, comprometidos com a cidadania e com responsabilidade social relacionadas ao uso de agrotóxicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).