Estratégias de educação ambiental sobre o tema “agrotóxicos”: Revisão sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.12578

Palabras clave:

Agrotóxicos. Educação. Métodos Educativos. Revisão Sistemática da Literatura.

Resumen

Um dos desafios na Educação Ambiental é promover ações educativasnuma perspectiva de formação crítica e participativa dos cidadãos, sobre os impactos socioambientaiscomoo uso indiscriminado de agrotóxicos.Este estudo teve como objetivo identificar e discutir as pesquisas de Educação Ambiental realizadas no Brasil, publicadas em dissertações e teses que abordem as estratégias educativas de ensino com ênfase a temática agrotóxicos. O estudo configura-se como uma Revisão Sistemática da Literatura, sendo que a coleta de dados foi realizada entre os meses de novembro a dezembro de 2020, nas bases de dadosCatálogo de Teses e Dissertações da Capes (CTD/Capes) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A busca resultou em 12 estudos, sendo 1 tese e 11 dissertações, produzidas entre os anos 2011 e 2020. As informações foram analisadas mediante protocolo de estudo e categorizadas para análise do conteúdo, permitindo a realização de inferências e interpretações, ancoradas na literatura científica. Os resultados desta revisão endossam a relevância das estratégias em Educação Ambiental para promoção de uma educação transformadora com alunos e futuros cidadãos críticos e reflexivos, comprometidos com a cidadania e com responsabilidade social relacionadas ao uso de agrotóxicos.

Biografía del autor/a

Cristiane de Azevedo Druciak, Universidade Estadual de Maringá

Bióloga. Mestre em Educação para Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Ana Tiyomi Obara, Universidade Estadual de Maringá

Bióloga. Doutora em Ecologia e Recursos Naturais, Professora do Departamento de Biologia e do Programa de Pós Graduação Em Educação para Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Publicado

2022-09-23

Cómo citar

de Azevedo Druciak, C., & Tiyomi Obara, A. . (2022). Estratégias de educação ambiental sobre o tema “agrotóxicos”: Revisão sistemática. Revista Contexto &Amp; Educación, 37(119), e12578. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.12578

Número

Sección

Educação, ambiente e saúde