Práticas de letramento em uma escola do campo: Uma análise na disciplina de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12599

Palavras-chave:

Letramento. Educação do Campo. Prática Pedagógica.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar as práticas de letramento utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa de cunho qualitativo caracterizou-se por uma metodologia que enfatiza a observação participante e a entrevista narrativa. Os resultados apontaram para a presença de práticas de letramento que garantem aos estudantes a aprendizagem dos conteúdos específicos referentes aos aspectos linguísticos, valorizam a cultura e saberes do campo, contribuindo assim para a formação de um sujeito letrado, capaz de compreender os conhecimentos formais, históricos, tecnológicos e que saiba valorizar o meio onde vive, seus saberes e a cultura de seu povo.

 

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

de Carvalho, E. A., & Antunes-Rocha, M. I. . (2023). Práticas de letramento em uma escola do campo: Uma análise na disciplina de língua portuguesa. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e12599. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12599

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes