Residência pedagógica e formação docente em educação infantil: um laboratório do pensamento reflexivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12666

Palavras-chave:

Formação docente, Residência Pedagógica, Educação Infantil, Metodologia de ensino

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de formação inicial docente em Educação Infantil, resultado de discussões sobre estratégias formativas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Considerando a residência pedagógica como um laboratório do pensamento reflexivo, este artigo discute as estratégias de investigação reflexiva e a documentação, destacando um processo de construção coletiva de saberes. Apresenta subsídios que favorecem a reflexão sobre o estágio docente na Educação Infantil, sobre a criança pequena e o processo educativo na infância, e sobre o modo de trabalhar pedagogicamente, transformando experiências em saberes docentes.

Biografia do Autor

Daniela Finco, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Educação pela FEUSP, Pós-Doutorado pela Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Guarulhos). Atua como líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade, na UNIFESP. 

Érica Aparecida Garrutti, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela FE-USP. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. É líder do grupo de pesquisa Trabalho Pedagógico Bilíngue com Alunos Surdos (TraBiS).

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Finco, D. ., & Garrutti, Érica A. (2023). Residência pedagógica e formação docente em educação infantil: um laboratório do pensamento reflexivo. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e12666. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12666

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes