Residência pedagógica e formação docente em educação infantil: um laboratório do pensamento reflexivo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12666

Palabras clave:

Formação docente, Residência Pedagógica, Educação Infantil, Metodologia de ensino

Resumen

Este artigo apresenta uma experiência de formação inicial docente em Educação Infantil, resultado de discussões sobre estratégias formativas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Considerando a residência pedagógica como um laboratório do pensamento reflexivo, este artigo discute as estratégias de investigação reflexiva e a documentação, destacando um processo de construção coletiva de saberes. Apresenta subsídios que favorecem a reflexão sobre o estágio docente na Educação Infantil, sobre a criança pequena e o processo educativo na infância, e sobre o modo de trabalhar pedagogicamente, transformando experiências em saberes docentes.

Biografía del autor/a

Daniela Finco, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Educação pela FEUSP, Pós-Doutorado pela Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Guarulhos). Atua como líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade, na UNIFESP. 

Érica Aparecida Garrutti, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela FE-USP. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. É líder do grupo de pesquisa Trabalho Pedagógico Bilíngue com Alunos Surdos (TraBiS).

Citas

ANDRÉ, Marli. (org.) Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016.

BUFALO, Joseane Maria P. O imprevisto previsto. Pro-Posições. v. 10, n. 1, p. 119-131, março 1999.

BUNZEN, Clecio; FINCO, Daniela; MARTINS Edna; GARRUTTI, Erica. Estrategias de registros y de aprendizajes del Programa de Residencia Pedagógica en Educación Infantil (PRP/EI) de UNIFESP GUARULHOS (BRASIL). Anais 3ras. Jornadas Regionales de Práctica y Residencia Docente “Formação inicial y comienzos en la docencia en diversos contextos educativos”, Bahia Blanca, 2012.

BRUNER, Jerome. Uma Nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1976.

DAHLBERG, Gunilla.; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GIGLIO, Célia Maria Benedicto; LUGLI, Rosario Silvana Genta. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares: a concepção do programa de residência pedagógica na Unifesp. Cadernos de Educação, n. 46, p. 62-82, 2013.

GODOI, Elisandra. G. Educação infantil: diretrizes para uma educação de qualidade na primeira infância. Revista Educação, v. 1; p. 35-62, jun./dez. 2009.

LA BARACCA TESTONI RAGAZZI, Carta dei diritti dei bambini all’ arte e alla cultura. Carta dos Direitos das crianças à arte e à cultura. Bologna: Pendragron, 2011.

MANTOVANI, Susanna. A pesquisa psicológica sobre a primeira infância e a pesquisa na creche. In: MANTOVANI, Susanna; BONDIOLI, Anna. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos uma abordagem reflexiva. Tradução de Rosana Severino Di Leone e Alba Olmi. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MERCADO, Elisangela Leal de Oliveira; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Blog como elemento redimensionador do estágio curricular em licenciatura de pedagogia. Textos FCC, Fundação Carlos Chagas, n. 35, São Paulo, p. 43-61, nov. 2012.

MORTARI, Luigina. Apprendere dall'esperienza: il pensare riflessivo nella formazione. Roma: Carocci Editore, 2007.

MOSS, Peter. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática. Psicologia USP, v. 20, n.3, p. 417-436, 2009.

NIGITO, Gabriella. Tempos institucionais, tempos de crescimento: a gestão do cotidiano dos pequenos, dos médios e dos grandes na creche. In: BONDIOLI, Anna (Org.). O tempo no cotidiano infantil: perspectivas de pesquisa e estudo de casos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 43-95.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. No tecido da documentação, memória, identidade e beleza. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda. (org.) Registros na educação infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2017. p. 19-54.

OSTETTO, Luciana Esmeralda; MAIA, Marta Nídia Varella Gomes. Nas veredas do estágio docente:(re)aprender a olhar. Olhar de Professor , v. 22, p. 1-14, 2019.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

PIRES, Ana Paula Reis Felix. Desenvolvimento profissional de docentes participantes do Programa de Residência Pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação), Campus Guarulhos, Unifesp. 2017.

PRADO, Patrícia D. Educação Infantil: contrariando as idades. São Paulo: Képos (Selo Editora Laços), 2015.

UNIFESP. Projeto Pedagógico do Curso De Pedagogia, 2020.

RODRIGUES, Alessandra; GONÇALVES, Lina. Maria. Narrativas digitais na formação de professores: da memória, do registro e do discurso emergem posturas e experiências. Revista Contexto & Educação, ano 29, n. 94, p. 212-237, 2014.

SILVESTRE, Magali Aparecida. Práticas de estágios no programa de residência pedagógica da Unifesp de Guarulhos. In: ANDRÉ, Marli (org) Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016. p. 147-164.

TRASEL, Bruna Barboza; SANTOS, Débora Dorneles dos; KARLINSKI, Leila Marlise Cavinato; MARTINAZZO, Celso José. Tempo e espaço para ser criança: a construção de uma Proposta Curricular Para a Educação Infantil do Município de Ijuí. Revista Contexto & Educação, Unijuí, v. 34, n. 108, p. 217-229, 2019.

VANDENBROECK, Michel. Let us disagree (Tradução). Revista Eletrônica de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, v. 3, n. 2, p. 13-22, 2009.

ZECCA, Luisa. Didattica laboratoriale e formazione: bambini e insegnanti in ricerca. Milano: Franco Angeli, 2016.

ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010.

Publicado

2023-06-07

Cómo citar

Finco, D. ., & Garrutti, Érica A. (2023). Residência pedagógica e formação docente em educação infantil: um laboratório do pensamento reflexivo. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e12666. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12666

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes