À guisa da democratização da gestão escolar: Análise sobre o processo de reelaboração do projeto político pedagógico em uma unidade de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12843Palavras-chave:
Gestão Democrática; Projeto Político Pedagógico; Identidade da Escola.Resumo
Com o objetivo de apresentar os resultados de um Estudo de Caso a respeito do processo de reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola municipal de Educação Infantil do interior paulista, realizado durante 2017, o presente artigo analisa as ações organizadas e desenvolvidas pela equipe gestora, a fim de destacar como estas possibilitaram a identificação e a ressignificação de práticas educativas discriminatórias que já haviam sido naturalizadas pela comunidade escolar. O percurso metodológico envolveu a análise de quatro ações centrais deste processo: 1) Reunião para o Planejamento Anual com pais/responsáveis, professores e funcionários, realizada no início do ano letivo; 2) Análise dos dados sobre o perfil da comunidade coletados pela equipe gestora a partir da aplicação de um questionário com perguntas objetivas; 3) Análise do Plano de Ação formulado a partir das informações coletadas no questionário; 4) Acompanhamento da discussão coletiva sobre a missão, visão e valores da escola realizada durante o Replanejamento Anual. Os resultados evidenciaram que a metodologia desenvolvida pela equipe gestora provocou transformações significativas na proposta pedagógica da escola, incentivando a participação da comunidade nos processos decisórios, favorecendo tanto a democratização de sua gestão, como o oferecimento de uma educação emancipadora e com qualidade social.
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