À guisa da democratização da gestão escolar: Análise sobre o processo de reelaboração do projeto político pedagógico em uma unidade de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12843Palabras clave:
Gestão Democrática; Projeto Político Pedagógico; Identidade da Escola.Resumen
Com o objetivo de apresentar os resultados de um Estudo de Caso a respeito do processo de reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola municipal de Educação Infantil do interior paulista, realizado durante 2017, o presente artigo analisa as ações organizadas e desenvolvidas pela equipe gestora, a fim de destacar como estas possibilitaram a identificação e a ressignificação de práticas educativas discriminatórias que já haviam sido naturalizadas pela comunidade escolar. O percurso metodológico envolveu a análise de quatro ações centrais deste processo: 1) Reunião para o Planejamento Anual com pais/responsáveis, professores e funcionários, realizada no início do ano letivo; 2) Análise dos dados sobre o perfil da comunidade coletados pela equipe gestora a partir da aplicação de um questionário com perguntas objetivas; 3) Análise do Plano de Ação formulado a partir das informações coletadas no questionário; 4) Acompanhamento da discussão coletiva sobre a missão, visão e valores da escola realizada durante o Replanejamento Anual. Os resultados evidenciaram que a metodologia desenvolvida pela equipe gestora provocou transformações significativas na proposta pedagógica da escola, incentivando a participação da comunidade nos processos decisórios, favorecendo tanto a democratização de sua gestão, como o oferecimento de uma educação emancipadora e com qualidade social.
Citas
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 4.ed. São Paulo: Scipione, 2006.
ADORNO, Theodor W. Dialética Negativa. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009.
BORDENAVE, Juan Enrique Diaz. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. PARECER CNE /CEB n. 20/2009 de 11 de novembro de 2009. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. nov. 2009.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. In: Educação e Sociedade, Campinas, 2012. v. 33, n. 118, p. 235-250, Mar. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 ago. 2020.
DIAS, Fatima Regina Teixeira de Salles; FARIA, Vitoria Libia Barreto. Currículo na Educação Infantil: diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. São Paulo: Ática, 2012.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto; SCHLESENER, Anita Helena. Formação da consciência crítica e a gestão democrática da educação. In: Revista Contexto & Amp; Educação, 21(75), 155–172. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.155-172. Acesso em: 16 jul. 2021.
FRANCO, Renato Bueno. A relação entre teoria e práxis segundo Adorno. In: Perspectivas, 2000. Vol 23, p. 85-99.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.
HORKHEIMER, Max. Teoria tradicional e teoria crítica. In: Horkheimer, Max; Adorno, Theodor W. Textos escolhidos. 5ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
LUIZ, Maria Cecília; Nascente, Renata Maria Moschen. Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática. EdUFSCar: São Carlos, 2013.
PARO, Vitor. Eleição de Diretores: a escola pública experimenta a democracia. 2 ed. São Paulo: Xamã, 2003.
Rodrigues, Rogério. A estrutura e o funcionamento do ensino e a formação escolar. In: Revista Contexto &Amp; Educação, 36 (113), 11–25. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.11-25. Acesso em: 08 ago. 2021.
VEIGA, Ilma Passos. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.
VASCONCELLOS, Celso Santos. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Cortez, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).