BULLYING ESCOLAR: O QUE SABEM AS CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12878Palavras-chave:
Desenhos, Narrativas, Infância, Bullying EscolarResumo
Ações intencionais e repetidas, em forma de agressão, exclusão ou zombaria entre os pares, cometidas ao longo de um período de tempo, são chamadas de bullying. Um fenômeno relacional e complexo, que costuma estar dissolvido nas relações entre os escolares. Esta pesquisa teve por objetivo investigar se no cotidiano das crianças do primeiro ano do ensino fundamental aparecem expressões do bullying escolar. O estudo foi realizado com 10 crianças (6 a 7 anos) de escolas particulares do estado de Pernambuco-Brasil. Através de videochamadas e de um roteiro semi-estruturado, as crianças foram inicialmente convidadas a realizar desenhos e narrativas sobre seu cotidiano escolar. Na mesma videochamada, elas ouviram uma história sobre bullying escolar, contada pela pesquisadora, e depois disso, criaram mais um desenho sobre uma situação de bullying que tenham vivenciado ou testemunhado. Para o tratamento de dados, a partir das transcrições das narrativas das crianças sobre os desenhos, foi feita uma análise temática dos conteúdos. Os resultados apontaram para a ocorrência de experiências de bullying no cotidiano escolar das crianças. Situações de bullying relacional e direto foram descritas pelos participantes. As crianças mostraram compreensão sobre as situações de bullying, e se reconheceram nessas situações. Os dados demonstram que as narrativas das crianças situam a ocorrência bullying no seu cotidiano escolar infantil e indicam que elas se sentem afetadas por esses eventos, o que sugere a importância de mais publicações sobre o tema e de ações interventivas, especialmente de caráter preventivo para a violência escolar, e o bullying infantil.
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