BULLYING ESCOLAR: O QUE SABEM AS CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12878

Palavras-chave:

Desenhos, Narrativas, Infância, Bullying Escolar

Resumo

Ações intencionais e repetidas, em forma de agressão, exclusão ou zombaria entre os pares, cometidas ao longo de um período de tempo, são chamadas de bullying. Um fenômeno relacional e complexo, que costuma estar dissolvido nas relações entre os escolares. Esta pesquisa teve por objetivo investigar se no cotidiano das crianças do primeiro ano do ensino fundamental aparecem expressões do bullying escolar. O estudo foi realizado com 10 crianças (6 a 7 anos) de escolas particulares do estado de Pernambuco-Brasil. Através de videochamadas e de um roteiro semi-estruturado, as crianças foram inicialmente convidadas a realizar desenhos e narrativas sobre seu cotidiano escolar. Na mesma videochamada, elas ouviram uma história sobre bullying escolar, contada pela pesquisadora, e depois disso, criaram mais um desenho sobre uma situação de bullying que tenham vivenciado ou testemunhado. Para o tratamento de dados, a partir das transcrições das narrativas das crianças sobre os desenhos, foi feita uma análise temática dos conteúdos. Os resultados apontaram para a ocorrência de experiências de bullying no cotidiano escolar das crianças. Situações de bullying relacional e direto foram descritas pelos participantes. As crianças mostraram compreensão sobre as situações de bullying, e se reconheceram nessas situações. Os dados demonstram que as narrativas das crianças situam a ocorrência bullying no seu cotidiano escolar infantil e indicam que elas se sentem afetadas por esses eventos, o que sugere a importância de mais publicações sobre o tema e de ações interventivas, especialmente de caráter preventivo para a violência escolar, e o bullying infantil.

Biografia do Autor

Amanda Pereira de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Graduada de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional na FAFIRE e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE. Formação em Terapia ABA pelo CIIAP e em formação no curso de Avaliação Psicológica pelo Instituto Fratelli. Atuando como psicóloga clínica e desenvolvendo pesquisa no mestrado com ênfase em Bullying Escolar e Infância. 

Sílvia Maciel, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 1996), mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1999) e doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2012). Tem experiência profissional em docência no Ensino Superior, em Psicologia Escolar e Psicologia Clínica. Atualmente é coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia da UFPE e vice coordenadora do Propaz (Programa de Extensão em Cultura de Paz da UFPE). Desenvolve estudos sobre processos de produção de sentidos na vida cotidiana, com bases na Psicologia Cultural, articulando os campos da Psicologia do Desenvolvimento, Educação, Saúde e Relações Pessoa-Ambiente. 

Sidclay Souza, Faculdad de Ciências de la Salud - Universidad Católica del Maule

Professor Auxiliar do Departamento de Psicologia da Faculdad de Ciências de la Salud - Universidad Católica del Maule (Chile). Pós-doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com bolsa da Capes pelo Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) e da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE (BCT-0287-7.07/18). Doutor em Psicologia (Especialidade em Psicologia da Educação) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa - Portugal, com Bolsa da CAPES pelo Programa de Doutorado Pleno no Exterior (Proc. n.º BEX 1710/13-3), tendo sido aprovado por unanimidade com Distinção e Louvor. Mestre em Psicologia (Especialidade em Psicologia da Educação e Orientação) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa - Portugal e graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda, Recife/PE - Brasil. No Brasil, está vinculado como pesquisador ao Laboratório de Interação Social Humana (LabInt) do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ao Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede (GRUPAR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em Portugal, atua como Pesquisador associado ao Centro de Investigação em Ciência Psicológica através do Grupo de Psicologia da Educação e Orientação (PEO) no âmbito do Programa de Estudos sobre Cyberbullying (PEC) da Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa (Portugal). 
Integra o Conselho Editorial e Científico Internacional da Revista Ibero-americana de Estudos em Educação (E-ISSN: 1982-5587/ISSN: 2446-8606), da Revista online de Política e Gestão Educacional (ISSN: 1519-9029) e da Revista @mbienteeducação da Universidade da Cidade de São Paulo (ISSN: 1982-8632). Atuou como Coordenador Geral de Pós-graduação Latu Senso e Responsável Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) pela Faculdade Santa Maria, Recife/PE - Brasil. Seus principais interesses de investigação envolvem as seguintes temáticas: Violência em Contexto Educativo, Bullying e Cyberbullying, Uso das Tecnologias na Promoção da Aprendizagem, Dificuldades na Aprendizagem, Fracasso Escolar, Autorregulação da Aprendizagem, Adaptação ao Ensino Superior, Clima Escolar e Universitário, Metodologia Quantitativas e Qualitativas e Estudos Interculturais.

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Pereira de Albuquerque, A., Maciel, S., & Souza, S. . (2022). BULLYING ESCOLAR: O QUE SABEM AS CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Contexto & Educação, 37(117), 199–210. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12878