A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A PERSPECTIVA DA TRAJETÓRIA DOS EDUCDORES

Autores

  • Rones de Deus Paranhos Universidade Federal de Goiás - Instituto de Ciências Biológicas/ Dpto. Biologia Geral
  • Marilda Shuvartz Universidade Federal de Goiás - Instituto de Ciências Biológicas/ Dpto. Biologia Geral

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.84-105

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada com professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da cidade de Goiânia, Brasil. O objetivo é fornecer elementos que possibilitem compreender como se dá a inserção da Educação Ambiental (EA) na EJA. Para isso, foram levantadas as concepções e práticas dos professores sobre a EJA e a EA através da aplicação de um questionário. Os professores apontaram dificuldades para trabalhar a EA na EJA, por motivos que perpassam os aspectos da formação inicial. As análises revelaram a necessidade da inserção da EA na EJA sob a perspectiva crítica, devido às especificidades do público da educação de adultos. A investigação indica a imprescindibilidade da formação continuada dos professores, bem como da reformulação da proposta pedagógica municipal para EJA de forma a contemplar a Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás - Instituto de Ciências Biológicas/ Dpto. Biologia Geral

Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Professor Assistente do Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás (ICB-UFG). Lab. de Estágio Supervisionado e Ensino de Ciências – LESEC, ICB – UFG. Grupo de Pesquisa Colligat – (re)pensando a formação de professores de ciências e biologia.

Marilda Shuvartz, Universidade Federal de Goiás - Instituto de Ciências Biológicas/ Dpto. Biologia Geral

Doutora em Ciências Ambientais. Professora Adjunto do Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás (ICB-UFG). Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Núcleo de Educação em Ciências e Meio Ambiente (NECIMA).

Downloads

Publicado

2014-09-14

Como Citar

Paranhos, R. de D., & Shuvartz, M. (2014). A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A PERSPECTIVA DA TRAJETÓRIA DOS EDUCDORES. Revista Contexto &Amp; Educação, 28(91), 84–105. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.84-105