A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A PERSPECTIVA DA TRAJETÓRIA DOS EDUCDORES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.84-105Abstract
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada com professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da cidade de Goiânia, Brasil. O objetivo é fornecer elementos que possibilitem compreender como se dá a inserção da Educação Ambiental (EA) na EJA. Para isso, foram levantadas as concepções e práticas dos professores sobre a EJA e a EA através da aplicação de um questionário. Os professores apontaram dificuldades para trabalhar a EA na EJA, por motivos que perpassam os aspectos da formação inicial. As análises revelaram a necessidade da inserção da EA na EJA sob a perspectiva crítica, devido às especificidades do público da educação de adultos. A investigação indica a imprescindibilidade da formação continuada dos professores, bem como da reformulação da proposta pedagógica municipal para EJA de forma a contemplar a Educação Ambiental.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).