CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DE PROFESSORES DE CIÊNCIA DO SUL DA COLÔMBIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12977Palavras-chave:
Formação de professores, Educação em Saúde, Ciências NaturaisResumo
A saúde é um fenômeno social concebido do ponto de vista biológico. No entanto, estudos recentes permitiram reconhecer que a saúde é culturalmente construída e a educação participa desse processo. Este projeto é pioneiro na região sul da Colômbia, caracterizando as concepções e atitudes dos professores de ciências na formação inicial sobre ES e seu vínculo com a sala de aula de Ciências Naturais. A pesquisa é de natureza mista, com delineamento não experimental e escopo descritivo e interpretativo. Para isso, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e uma escala Likert, que foi aplicada a 44 professores em formação na Universidade Surcolombiana. A sistematização é realizada sob a técnica de análise de conteúdo e com o apoio do software Atlas ti 7.0. Para futuros professores, a saúde é um conceito transversal na educação, que pode ser ensinado objetivamente no currículo de ciências naturais. Essa análise é feita através da revisão de que as diretrizes pedagógicas na Colômbia para o ensino de ciências estabelecem diferentes propósitos e competências nesse campo do conhecimento, onde aspectos como cuidados pessoais e coletivos, higiene, saúde sexual e saúde afetiva, ambiental, uso de substâncias psicoativas, e outras áreas da ES. Da mesma forma, futuros professores consideram que a dimensão afetiva (afetos, emoções e sentimentos) tem sido pouco explorada nesse campo de estudo, apesar de as emoções estarem diretamente relacionadas à saúde humana. Portanto, as concepções de os futuros professores de ciências vão além das noções tradicionalistas de saúde, aproximando-se de uma perspectiva biopsicossocial.
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