CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DE PROFESSORES DE CIÊNCIA DO SUL DA COLÔMBIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12977Palavras-chave:
Formação de professores, Educação em Saúde, Ciências NaturaisResumo
A saúde é um fenômeno social concebido do ponto de vista biológico. No entanto, estudos recentes permitiram reconhecer que a saúde é culturalmente construída e a educação participa desse processo. Este projeto é pioneiro na região sul da Colômbia, caracterizando as concepções e atitudes dos professores de ciências na formação inicial sobre ES e seu vínculo com a sala de aula de Ciências Naturais. A pesquisa é de natureza mista, com delineamento não experimental e escopo descritivo e interpretativo. Para isso, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e uma escala Likert, que foi aplicada a 44 professores em formação na Universidade Surcolombiana. A sistematização é realizada sob a técnica de análise de conteúdo e com o apoio do software Atlas ti 7.0. Para futuros professores, a saúde é um conceito transversal na educação, que pode ser ensinado objetivamente no currículo de ciências naturais. Essa análise é feita através da revisão de que as diretrizes pedagógicas na Colômbia para o ensino de ciências estabelecem diferentes propósitos e competências nesse campo do conhecimento, onde aspectos como cuidados pessoais e coletivos, higiene, saúde sexual e saúde afetiva, ambiental, uso de substâncias psicoativas, e outras áreas da ES. Da mesma forma, futuros professores consideram que a dimensão afetiva (afetos, emoções e sentimentos) tem sido pouco explorada nesse campo de estudo, apesar de as emoções estarem diretamente relacionadas à saúde humana. Portanto, as concepções de os futuros professores de ciências vão além das noções tradicionalistas de saúde, aproximando-se de uma perspectiva biopsicossocial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).