A tristeza na visão dos adolescentes: Um diálogo com o campo da educação emocional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13116

Palavras-chave:

Tristeza; Educação Emocional; Escola; Adolescente.

Resumo

O artigo tem como referência dados coletados para uma pesquisa sobre Emoções na Escola, cujo objetivo foi identificar os elementos desencadeadores de diferentes emoções e seus impactos em termos educativos, na percepção dos adolescentes. O presente trabalho é um recorte daquela investigação e busca analisar, sob a ótica da Educação Emocional, os eventos que ocasionam a emergência da tristeza em adolescentes. Esta pesquisa adere à abordagem qualitativa e foi realizada por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada, denominado diário das emoções, com 526 estudantes matriculados no Ensino Fundamental II da Educação Básica, que frequentam do 6º ao 9º ano da escola pública da rede municipal de ensino. Os resultados indicam que a emoção da tristeza é recorrente em estudantes adolescentes e é desencadeada a partir de fatores, como conflitos familiares, não reconhecimento por parte de pessoas próximas, solidão, agressão física, medo da morte, perdas familiares, problemas escolares, bullying. Os dados apontam a estrutura familiar como essencial no processo de regulação emocional, a necessidade dos adolescentes em desfrutarem de um ambiente seguro e o bem-estar relacionado ao sentimento de proteção oferecido pelos pais.

Palavras-chave: Tristeza; Educação Emocional; Escola; Adolescente. 

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

Dantas, T. C., & Gonsalves, E. P. (2023). A tristeza na visão dos adolescentes: Um diálogo com o campo da educação emocional. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e13116. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13116

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde