A relação entre o ensino técnico e o propedêutico nas reformas e contrarreformas da educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13135

Palavras-chave:

Dualidade educacional. Ensino médio integrado. Política educacional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma retrospectiva histórica dos dispositivos legais, pertinentes à educação, surgidos entre 1909 e 2021, os quais são reveladores dos avanços e retrocessos quanto à articulação entre a educação profissional e a propedêutica. Com base em informações obtidas por meio de pesquisas bibliográficas e documentais e mediante a análise de conteúdo desses dispositivos, foram identificados cinco ciclos de política educacional, demarcações importantes para a compreensão dos limites interpostos à efetivação, no Brasil, da educação profissional pública, democrática, unitária, politécnica, omnilateral e emancipatória. Constatou-se não ter havido nenhuma articulação da educação profissional com a educação propedêutica no primeiro ciclo. No segundo foram identificadas equiparações, mas sem a efetiva integração entre essas ofertas educacionais. No terceiro observou-se o restabelecimento da lógica da separação. No quarto ciclo constatou-se avanços a favor da integração da educação profissional com a educação básica e na perspectiva da escola unitária e da formação politécnica e omnilateral. No quinto ciclo, em curso, assiste-se a uma contrarreforma educacional voltada à reafirmação da lógica da dualidade estrutural do ensino. Esses cinco ciclos evidenciaram como as contradições entre capital e trabalho se reproduzem na esfera da legislação educacional e imprimem movimento à história das políticas educacionais, desvelando seus avanços e recuos e a força do Estado como uma instância reguladora dos conflitos.

Biografia do Autor

Evelize Dorneles Minuzzi, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino e Educação Profissional e Tecnológica (IFFar-SVS).

Lucília Regina de Souza Machado, Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutora em Sociologia do Trabalho pelo Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines - Iresco.  Integra, atualmente, o Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Educação - Nete (UFMG) cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e do qual foi um dos criadores. Está associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e ao Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes. É membro do corpo editorial de uma dezena de periódicos científicos. Atua principalmente nos seguintes temas: atividade humana, técnica e tecnologia; pedagogia do trabalho; trabalho-educação; formação humana; trabalho como princípio educativo; escola unitária; politecnia; teoria da atividade; educação escolar e em espaços não-escolares; educação profissional e tecnológica; formação de professores da educação profissional; educação de jovens e adultos; ensino médio integrado; pedagogias alternativas; gestos profissionais; trabalho e profissão docente; gestão escolar; gestão social; políticas sociais; políticas públicas; desenvolvimento profissional; economia social; inovação social; desenvolvimento local. Mantém ininterrupta produção intelectual com publicações científicas periódicas.

Renato Xavier Coutinho, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Farroupilha.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

Dorneles Minuzzi, E., Regina de Souza Machado, L., & Xavier Coutinho, R. (2022). A relação entre o ensino técnico e o propedêutico nas reformas e contrarreformas da educação brasileira. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(119), e13135. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13135

Edição

Seção

Dossiê: Ed. Prof. e Tecnol: concepções, experiências e dinâmicas investigativas