Escolhas ou escolhidos? Estudantes de camadas populares em uma escola técnica federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13146

Palavras-chave:

Escolha. Escola. Camadas populares.

Resumo

O presente artigo discute o processo de escolha por uma escola de Ensino Médio Técnico Federal por parte das camadas populares. Partindo de estudos sobre a escolha do estabelecimento de ensino e acesso ao Ensino Superior em meios populares, foram realizadas entrevistas em profundidade com dez estudantes, pertencentes às camadas populares, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Os resultados apontam que todos os estudantes entrevistados podem ser considerados “bons alunos” e que houve participação notadamente dos professores no processo de escolha pela escola, ao fornecer informações e incentivar o ingresso desses estudantes no IFSP. Revela-se que a escolha pela instituição federal por parte das camadas populares ocorreu por meio de um processo socialmente construído, sobretudo no âmbito escolar, no decorrer da escolarização dos estudantes.

Biografia do Autor

Iris Maria Bosco Tetzlaff, Universidade de São Paulo

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Especialização em Gestão Escolar, Faculdade de Educação São Luís; Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização, Universidade Federal de São João Del-Rei; Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas na Área da Deficiência Intelectual, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/Bauru.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

Piotto, D. C., & Tetzlaff, I. M. B. (2022). Escolhas ou escolhidos? Estudantes de camadas populares em uma escola técnica federal. Revista Contexto & Educação, 37(119), e13146. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13146

Edição

Seção

Dossiê: Ed. Prof. e Tecnol: concepções, experiências e dinâmicas investigativas