Escolhas ou escolhidos? Estudantes de camadas populares em uma escola técnica federal
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13146Palavras-chave:
Escolha. Escola. Camadas populares.Resumo
O presente artigo discute o processo de escolha por uma escola de Ensino Médio Técnico Federal por parte das camadas populares. Partindo de estudos sobre a escolha do estabelecimento de ensino e acesso ao Ensino Superior em meios populares, foram realizadas entrevistas em profundidade com dez estudantes, pertencentes às camadas populares, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Os resultados apontam que todos os estudantes entrevistados podem ser considerados “bons alunos” e que houve participação notadamente dos professores no processo de escolha pela escola, ao fornecer informações e incentivar o ingresso desses estudantes no IFSP. Revela-se que a escolha pela instituição federal por parte das camadas populares ocorreu por meio de um processo socialmente construído, sobretudo no âmbito escolar, no decorrer da escolarização dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.