Memórias de um espaço de formação, lutas e história: Os desafios da escola família agrícola de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13184Palavras-chave:
Educação do Campo, Efago, Pedagogia da Alternância, Formação OmnilateralResumo
O presente estudo é um fragmento da pesquisa de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) intitulada Práticas Educativas da Escola Família Agrícola de Goiás: Pedagogia da Alternância e Formação Integral do Estudante. Por objetivo, busca contextualizar as práticas educativas da escola por meio da revisão de literatura e de documentos que embasam a Pedagogia da Alternância com seu processo histórico de lutas e resistência, e explicitar os processos didático-pedagógicos da Unidade Escolar e como seu trabalho reflete na formação integral do estudante por intermédio da proposta da Pedagogia da Alternância. Ainda, à luz da análise dos documentos da escola e dos relatos obtidos na pesquisa de campo, aponta desafios e obstáculos para sua caminhada. O resultado evidenciou que a Efago, próxima de completar seus 30 anos de existência, tem um papel essencial para a vida e o futuro dos estudantes campesinos, pois vincula o estudo com a realidade e busca a promoção da transformação dos sujeitos onde está inserida, mediante a formação integral e omnilateral. Por fim, suscita outras hipóteses para o aprofundamento do estudo, pois o recorte temporal, realizado durante a pandemia da Covid-19, não permitiu uma investigação mais completa em situações específicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).