Memórias de um espaço de formação, lutas e história: Os desafios da escola família agrícola de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13184Palavras-chave:
Educação do Campo, Efago, Pedagogia da Alternância, Formação OmnilateralResumo
O presente estudo é um fragmento da pesquisa de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) intitulada Práticas Educativas da Escola Família Agrícola de Goiás: Pedagogia da Alternância e Formação Integral do Estudante. Por objetivo, busca contextualizar as práticas educativas da escola por meio da revisão de literatura e de documentos que embasam a Pedagogia da Alternância com seu processo histórico de lutas e resistência, e explicitar os processos didático-pedagógicos da Unidade Escolar e como seu trabalho reflete na formação integral do estudante por intermédio da proposta da Pedagogia da Alternância. Ainda, à luz da análise dos documentos da escola e dos relatos obtidos na pesquisa de campo, aponta desafios e obstáculos para sua caminhada. O resultado evidenciou que a Efago, próxima de completar seus 30 anos de existência, tem um papel essencial para a vida e o futuro dos estudantes campesinos, pois vincula o estudo com a realidade e busca a promoção da transformação dos sujeitos onde está inserida, mediante a formação integral e omnilateral. Por fim, suscita outras hipóteses para o aprofundamento do estudo, pois o recorte temporal, realizado durante a pandemia da Covid-19, não permitiu uma investigação mais completa em situações específicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.