Memórias de um espaço de formação, lutas e história: Os desafios da escola família agrícola de Goiás

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13184

Palabras clave:

Educação do Campo, Efago, Pedagogia da Alternância, Formação Omnilateral

Resumen

O presente estudo é um fragmento da pesquisa de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) intitulada Práticas Educativas da Escola Família Agrícola de Goiás: Pedagogia da Alternância e Formação Integral do Estudante. Por objetivo, busca contextualizar as práticas educativas da escola por meio da revisão de literatura e de documentos que embasam a Pedagogia da Alternância com seu processo histórico de lutas e resistência, e explicitar os processos didático-pedagógicos da Unidade Escolar e como seu trabalho reflete na formação integral do estudante por intermédio da proposta da Pedagogia da Alternância. Ainda, à luz da análise dos documentos da escola e dos relatos obtidos na pesquisa de campo, aponta desafios e obstáculos para sua caminhada. O resultado evidenciou que a Efago, próxima de completar seus 30 anos de existência, tem um papel essencial para a vida e o futuro dos estudantes campesinos, pois vincula o estudo com a realidade e busca a promoção da transformação dos sujeitos onde está inserida, mediante a formação integral e omnilateral. Por fim, suscita outras hipóteses para o aprofundamento do estudo, pois o recorte temporal, realizado durante a pandemia da Covid-19, não permitiu uma investigação mais completa em situações específicas.

Biografía del autor/a

Elias Paes de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IF Goiano

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo PPG – Profept – IF Goiano – Campus Morrinhos. 

 

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IF Goiano

Doutor em Educação pela PUC Goiás/Pós – Doutor em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona - UAB – professor do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – Profept – IF Goiano – Campus Posse

Publicado

2022-09-23

Cómo citar

Wolney Rodrigues, Araújo, E. P. de, & Carvalho, M. A. de. (2022). Memórias de um espaço de formação, lutas e história: Os desafios da escola família agrícola de Goiás. Revista Contexto &Amp; Educación, 37(119), e13184. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13184

Número

Sección

Dossiê: Ed. Prof. e Tecnol: concepções, experiências e dinâmicas investigativas