Programa de auxílio estudantil: um estudo sobre as suas contribuições na permanência de estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13200Palavras-chave:
Palavras-Chave: Institutos Federais. Assistência Estudantil. Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
O artigo tem como objetivo discutir a implicação do Programa de Auxílio Estudantil (PAE) na permanência dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), matriculados nos cursos do Ensino Médio Integrado e em cursos técnicos subsequentes. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quantitativa e utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental. Foram consultadas resoluções e normativas sobre Assistência Estudantil, no âmbito nacional e institucional. Realizou-se um levantamento de dados dos discentes ingressantes em 2016, beneficiados e não beneficiados pelo PAE, buscando-se estabelecer entre eles um comparativo no que se refere ao status registrado no seu cadastro acadêmico. Verificou-se que as características do PAE no âmbito do IFSULDEMINAS correspondem ao prescrito nas normas de âmbito federal e discentes beneficiados têm índices de permanência maiores. Os resultados, entretanto, mostram um significativo índice de abandono e desligamento e um alto número de estudantes ainda em curso, o que necessita de maior atenção institucional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).