Programa de auxílio estudantil: um estudo sobre as suas contribuições na permanência de estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13200

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Institutos Federais. Assistência Estudantil. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a implicação do Programa de Auxílio Estudantil (PAE) na permanência dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), matriculados nos cursos do Ensino Médio Integrado e em cursos técnicos subsequentes. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quantitativa e utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental. Foram consultadas resoluções e normativas sobre Assistência Estudantil, no âmbito nacional e institucional. Realizou-se um levantamento de dados dos discentes ingressantes em 2016, beneficiados e não beneficiados pelo PAE, buscando-se estabelecer entre eles um comparativo no que se refere ao status registrado no seu cadastro acadêmico. Verificou-se que as características do PAE no âmbito do IFSULDEMINAS correspondem ao prescrito nas normas de âmbito federal e discentes beneficiados têm índices de permanência maiores. Os resultados, entretanto, mostram um significativo índice de abandono e desligamento e um alto número de estudantes ainda em curso, o que necessita de maior atenção institucional.

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Publicado

2022-09-23

Como Citar

Pimenta Rodrigues Dias, E., & Machado Pereira de Oliveira, S. (2022). Programa de auxílio estudantil: um estudo sobre as suas contribuições na permanência de estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. Revista Contexto & Educação, 37(119), e13200. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13200

Edição

Seção

Dossiê: Ed. Prof. e Tecnol: concepções, experiências e dinâmicas investigativas