Representações sociais de educação profissional e tecnológica: um estudo comparativo entre estudantes ingressantes e concluintes do ensino médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13248Palavras-chave:
Representações sociais, Estudantes do Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O estudo apresentado neste artigo objetivou analisar as representações sociais acerca de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pela perspectiva de estudantes ingressantes e de estudantes concluintes do Ensino Médio Integrado (EMI). Para dar conta de uma investida desse porte, amparamo-nos na fundamentação teórica da própria Educação Profissional e Tecnológica, na Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici (1961) e na Teoria do Núcleo Central, proposta por Jean-Claude Abric (1976). Participaram do estudo um total de 113 estudantes do EMI, destes, 53 ingressantes e 60 concluintes. Nos procedimentos metodológicos tomamos como unidade de investigação as palavras evocadas pelos discentes a partir do termo indutor “Educação Profissional e Tecnológica”. Para análise dos dados, empregamos o software Ensemble de Programmes Permettant l’Analyse des Evocations (Evoc), utilizando abordagem qualiquantitativa. Os resultados da pesquisa demonstram que os estudantes ingressantes e os concluintes do EMI possuem representações sociais acerca de EPT distintas e ao mesmo tempo não tão próximas ao que é preconizado nas bases conceituais da EPT.
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